Busca avançada
Ano de início
Entree

Agricultura urbana e periurbana no município de Regente Feijó - SP

Processo: 20/00738-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Antonio Nivaldo Hespanhol
Beneficiário:Bruna Trevisan Negri
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura urbana   Geografia agrária   Segurança alimentar   Políticas públicas   Desenvolvimento regional   Regente Feijó (SP)

Resumo

A agricultura urbana e periurbana (AUP) é uma modalidade de produção agropecuária realizada em pequenas áreas no interior das cidades (espaço intraurbano) ou no seu entorno (espaço periurbano) e se constitui numa das alternativas para a redução da fome e da insegurança alimentar. A AUP pode ser praticada em uma diversidade de formas e sistemas produtivos, desde a produção em pequena escala destinada apenas ao consumo próprio até a realizada em lotes urbanos com aplicação de grandes capitais. Seus benefícios são diversos, incluindo a geração de renda, de postos de trabalho e a maior disponibilidade de alimentos frescos e com alto valor nutricional. Nesse sentido, desenvolver estudos sobre a AUP é importante para subsidiar a elaboração de políticas públicas que estimulem o seu desenvolvimento. A pesquisa ora proposta visa estudar a AUP no município de Regente Feijó - SP, que se localiza no oeste do Estado de São Paulo e tem sua fundação marcada pela forte presença da agricultura. (AU)