Busca avançada
Ano de início
Entree

Catalogação de palavras-chave de documentos pastorais ibéricos

Processo: 20/10090-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Leandro Alves Teodoro
Beneficiário:Ana Carolina Machado de Souza
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/11111-9 - O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV), AP.JP
Assunto(s):Catalogação   Inventário   Banco de dados   Livros   Crença religiosa   Religiões   Religiões cristãs   Moral

Resumo

O grupo "O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)" surgiu da necessidade de criar uma linha de pesquisa no Estado de São Paulo estruturada em torno de uma história do fazer crer e das formas possíveis de crença nos séculos XIV e XV, período que marca o fortalecimento das dioceses ibéricas. Envolvendo pesquisadores em diferentes níveis de formação - incluindo doutores experientes em trabalhos técnicos e em estudos medievais -, esse grupo investirá em dois alvos bastante delimitados: de um lado, catalogar vocábulos que conferiam sentido aos eixos moralizantes da proposta pastoral das dioceses ibéricas; de outro, esquadrinhar o papel dos livros agenciados para a divulgação dos rudimentos da fé. Além disso, as pesquisas individuais e coletivas também enfatizarão a maneira pela qual os cristãos deveriam memorizar as palavras veiculadas pelos manuais de confessores, opúsculos pastorais, recolhas de exempla e sermões, gêneros que constituirão o corpus documental do laboratório. Como produtos principais, o grupo dedicar-se-á a confeccionar uma antologia de opúsculos e um banco de dados on-line em que livros pastorais serão catalogados. Ao serializar a produção pastoral de Portugal e Castela, uma das principais metas do grupo é, portanto, estimular desde o trabalho de edição de fontes até estudos dos modos do fazer crer, isto é, dos jogos de ensino e aprendizagem das bases elementares da moral cristã.