Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do estresse na qualidade do sono de idosos da comunidade

Processo: 20/01503-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Keika Inouye
Beneficiário:Pedro Henrique Machado Guiesi
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Idosos   Sono   Estresse   Coleta de dados   Entrevista   Inquéritos e questionários   Análise transversal   Pesquisa quantitativa   São Carlos (SP)

Resumo

O sono é uma função vital indispensável que tem ação reparadora e reguladora dos sistemas orgânicos. Sendo assim, é importante para a saúde física e mental do indivíduo. Vários estudos apontam que o sono é modificado de forma negativa com o envelhecimento. O estresse é uma reação natural do organismo em decorrência da exposição a estímulos adversos. Esse mecanismo leva a um estado de alarme, resistência e exaustão com alterações físicas e emocionais. Trata-se de uma variável que, assim como o envelhecimento, pode trazer alterações nos padrões do sono. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo identificar associação entre estresse e qualidade do sono em idosos da comunidade. Trata-se de uma pesquisa de delineamento quantitativo, descritivo e transversal. A amostra será constituída por idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família do município de São Carlos, São Paulo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas com aplicação de questionário de caracterização sociodemográfica e de saúde (esta incluirá uso de medicamentos para dormir, prática de atividade física, tempo de atividade física semanal, período das atividades e comorbidades), Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), Escala de Estresse Percebido e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Os dados obtidos serão digitados em um banco no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows para realização de análises estatísticas descritivas e comparativas. Todas as etapas deste trabalho obedeceram às diretrizes éticas da pesquisa científica envolvendo seres humanos.