Bolsa 20/06887-0 - Psiquiatria, Síndrome metabólica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre a prevalência de Transtornos depressivos e ansiosos e Síndrome metabólica: uma análise transversal no ELSA- Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto)

Processo: 20/06887-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Andre Russowsky Brunoni
Beneficiário:Laura Fernandes Berto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psiquiatria   Síndrome metabólica   Transtornos mentais   Depressão   Ansiedade   Prevalência   Regressão logística   Estudos de coortes   Estudos transversais   Estudos longitudinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | depressão | Estudo de coorte | Síndrome Metabólica | Transtornos Mentais Comuns | Psiquiatria

Resumo

Depressão e Ansiedade estão entre os Transtornos mentais mais prevalentes no mundo, sendo grandes contribuidores para a carga global de doenças. Diversos estudos têm demonstrado a associação de transtornos mentais com doenças clínicas, estilo de vida e quadro pró-inflamatório, revelando uma associação complexa e multifatorial. Buscando estudar tal associação, propomos investigar a relação de Transtornos mentais com a Síndrome Metabólica (SM), quadro que afeta quase um quarto da população mundial. Pacientes com transtornos mentais e SM apresentam fatores de risco semelhantes, tais como sedentarismo, tabagismo, sobrepeso/obesidade e estresse. Nesse contexto, propomos a realização de um estudo transversal para investigar a relação entre as prevalências dos transtornos depressivos e ansiosos e da SM em uma população LMIC (Low-to-Middle-Income Country), já que tal associação foi estudada quase que exclusivamente em países de alta renda. O estudo será baseado na primeira onda (2008-2010) do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), uma coorte multicêntrica aplicada em 15.105 funcionários públicos brasileiros. Os transtornos mentais foram classificados de acordo com o CIS-R e o CID-10 e a SM de acordo com sua definição pela NCEP-ATP III. Na análise estatística, diferentes modelos (regressões logísticas múltiplas) serão criados, tendo como variáveis dependentes os transtornos mentais (episódios depressivos, transtornos ansiosos ou transtorno mental comum) e como variável independente a SM. Os modelos serão ajustados por uma série de variáveis de confusão, como aspectos sociodemográficos e de estilo de vida. Como benefício, nosso estudo poderá auxiliar no manejo de transtornos mentais em contextos clínicos, particularmente em populações de países LMICs. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTO, LAURA F.; SUEMOTO, CLAUDIA K.; MORENO, ARLINDA B.; FONSECA, MARIA DE JESUS M.; NUNES, MARIA ANGELICA A.; MOLINA, MARIA DEL CARMEN B.; BARRETO, SANDHI M.; DINIZ, MARIA DE FATIMA HAUEISEN SANDER; LOTUFO, PAULO A.; BENSENOR, ISABELA M.; et al. Increased Prevalence of Depression and Anxiety Among Subjects With Metabolic Syndrome in the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil). JOURNAL OF THE ACADEMY OF CONSULTATION-LIAISON PSYCHIATRY, v. 63, n. 6, p. 10-pg., . (20/06887-0, 19/06009-6, 18/10861-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.