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Estudo Paramétrico do Desempenho de Aerofólios em Baixo Reynolds para Aplicações ao Projeto de Pás Rotativas.

Processo: 20/06666-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Carlos do Carmo Pagani Júnior
Beneficiário:Gabrieli Istauro Boni
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil
Assunto(s):Número de Reynolds

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe o uso do software XFOIL para o estudo do escoamento na camada limite de aerofólios em regime de baixo número de Reynolds, em associação com o método Blade Element Momentum para o cálculo do carregamento aerodinâmico e parâmetros de desempenho de pás rotativas em condição de voo pairado em escoamento e viscoso. O software XFOIL será usado para o estudo da bolha de separação laminar no extradorso dos aerofólios Eppler 387 (E387) e FX 63-137, projetados para aplicação em baixo Reynolds, com ângulo de ataque variando entre 18 e -2 graus e número de Reynolds de 200.000, 350.000 e 500.000. Os resultados obtidos por simulação numérica serão verificados com base em resultados numéricos e experimentais publicados na literatura. Em uma segunda etapa, o software XFOIL será usado para calcular os coeficientes de sustentação e arrasto em escoamentos com número de Reynolds variando entre 100.000 e 1.000.000. O método Blade Element Momentum, na forma de um código desenvolvido in-house, será aplicado ao estudo da esteira induzida por pás rotativas, cálculo de forças e momentos e avaliação de desempenho aerodinâmico dos aerofólios E387, FX 63-137 e NACA-0015, em termos de parâmetros geométricos de projeto e condições operacionais. Os resultados obtidos com os aerofólios E387 e FX 63-137 serão comparados com resultados experimentais para um rotor configurado com aerofólio simétrica NACA-0015. Este estudo está inserido no contexto de um projeto de pesquisa que tem por objetivo o desenvolvimento de um mecanismo de pás rotativas para testes experimentais em bancada.