Busca avançada
Ano de início
Entree

Anticoagulantes orais diretos (DOACs) para pacientes com tromboembolismo venoso associado ao câncer: um protocolo para revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais.

Processo: 20/07837-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Marcone Lima Sobreira
Beneficiário:Daniel Toshi Utiamada
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Procedimentos cirúrgicos vasculares

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e q segurança da administração de anticoagulantes orais diretos (DOACs) para pacientes com tromboembolismo venoso (TEV) associado ao câncer. O estudo foi projetado como uma revisão sistemática da literatura e meta-análise de ensaios clínicos randomizados (ECRs) e estudos observacionais de acordo com as diretrizes PRISMA. Incluiremos publicações com pacientes maiores de 18 anos de idade com TEV associado ao câncer ativo, comparando a eficácia e os malefícios dos DOACs e da heparina de baixo peso molecular. O principal resultado de eficácia é a recorrência de TEV e o principal resultado de segurança é o sangramento maior. Fonte das informações: PubMed, EMBASE, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), clinictrials.gov, Organização Mundial da Saúde (OMS), The International Clinical Trial Registry Platform (ICTRP), International Standard Randomized Controlled Trial Number (ISRCTN) e SciELO. A revisão de títulos, resumos e textos completos; o risco de viés (ferramenta Cochrane), e a extração de dados serão conduzidas independentemente por dois revisores. A meta-análise será realizada pelo software RevMan.