Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do peptídeo sintético derivado do sítio reativo do EcTI na inflamação, remodelamento, estresse oxidativo em um modelo de Síndrome de Sobreposição Asma-DPOC (ACOS)

Processo: 19/27807-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Beneficiário:Henrique Tibucheski dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/02537-5 - Caracterização da síndrome de sobreposição asma-DPOC (ACOS): estudos experimentais e clínicos, AP.TEM
Assunto(s):Pneumologia   Doença pulmonar obstrutiva crônica   Asma   Estresse oxidativo   Inflamação   Remodelagem   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asma | Dpoc | Inflamação | Pneumologia

Resumo

O laboratório de terapêutica experimental I (LIM-20) é um grupo multidisciplinar de pesquisadores que se dedicam há vários anos aos estudos dos mecanismos de desenvolvimento da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), em especial aos mecanismos de modulação e fisiopatologia destas doenças, combinando estudos experimentais e clínicos em pacientes com asma e DPOC. Tanto na prática clínica, quanto na pesquisa científica, as doenças respiratórias obstrutivas - asma e DPOC - são amplamente estudadas, com critérios diagnósticos e mecanismos fisiopatológicos bem definidos. Entretanto, nos últimos anos, tem-se visto uma variante dessas doenças, que sobrepõe características comuns a ambas, com manifestações clínicas semelhantes àquelas observadas na DPOC, mas com significativa resposta ao uso de broncodilatadores. A essa entidade clínica deu-se o nome de síndrome da sobreposição asma-DPOC (ACOS). Apesar desta classificação, não existe na literatura um consenso sobre o perfil inflamatório, do estresse oxidativo e remodelamento tecidual pulmonar nestes pacientes, mostrando uma carência da compreensão da fisiopatologia da doença e os mecanismos que poderiam modular estas respostas. A ACOS é uma doença das vias aéreas caracterizada por obstrução fixa ao fluxo de ar com características comuns tanto à asma, quando ao DPOC, porém uma definição mais específica não pôde ser ainda estabelecida, dada a carência de evidências científicas no assunto. Uma das implicações mais relevantes no diagnóstico e entendimento da fisiopatologia da ACOS é a terapêutica e os mecanismos de modulação a serem adotados para estes pacientes e com base em todas essas semelhanças e diferenças na definição e fisiopatologia da ACOS, é compreensível que são necessárias mais investigações científicas relacionadas a esta doença. Assim, o objetivo central do presente projeto visa o desenvolvimento de um conjunto de estudos experimentais que tem por objetivos aprofundar os mecanismos de modulação e fisiopatologia da ACOS. Desta forma, realizaremos sete estudos experimentais para avaliar os mecanismos dos efeitos da ação do anti-IL17, de inibidores de peptídeos e proteases, das proteínas supressoras da sinalização de citocinas (SOCS) e dos ativadores de transcrição (STAT), assim como as influencias ocupacionais (cloro e poluição) e do treinamento físico intervalado no modelo experimental da síndrome de sobreposição asma-DPOC (ACOS).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO, L.; BARBOSA, J.; SILVA, L.; JOAO, J.; SANTOS, H.; SARAIVA-ROMANHOLO, B.; FUKUZAKI, S.; BEZERRA, S.; PRADO, C.; LOPES, F.; et al. Does Treatment with a Plant Proteinase Inhibitor, Enterolobium Contortisiliquum Contribute to the Control of Inflammation, Remodeling and Oxidative Stress in Mice with Asthma-COPD Overlap (ACO)?. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, v. 205, p. 2-pg., . (18/02537-5, 19/27807-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.