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Papel do polimorfismo de BDNF Val66Met na variação de ritmo circadiano e atenção em adolescentes

Processo: 19/20910-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Claudia Berlim de Mello
Beneficiário:Luísa da Costa Lopes
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Polimorfismo genético   Ritmo circadiano   Adolescência   Actigrafia   Processos cognitivos   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Inquéritos e questionários

Resumo

Hábitos de sono tem papel determinante no desenvolvimento de adolescentes, de maneira que a sua privação pode impactar tanto a saúde física quanto mental. Variações nos mecanismos circadianos possibilitam a existência de diferentes preferências individuais de horário para se manter ativo, tais variações são denominadas cronotipos e podem ser: matutinos, vespertinos e neutros. Um dos parâmetros que influencia no cronotipo é a idade, na adolescência existe uma maior tendência a vespertinidade, a qual somada com alta demanda de obrigações sociais leva à redução do tempo de sono. A dívida cumulativa de sono leva à fadiga, sonolência diurna, problemas comportamentais e baixo desempenho acadêmico. O polimorfismo Val66Met do BDNF, Brain-Derived Neurotrophic Factor, mostrou relação com escores mais baixos de várias funções cognitivas e com os diferentes padrões de sono e ritmo circadiano. Visto que o horário escolar costuma ter início nas primeiras horas da manhã, impondo uma temporalidade que pode não corresponder ao horário de melhor desempenho do aluno, é importante avaliar como tendências cronotrópicas e características genéticas se associam ao desempenho acadêmico. Para isso, o presente projeto tem como objetivo determinar a relação do polimorfismo do Val66Met do BDNF com o cronotipo e com desempenho em teste de atenção aplicado em horário escolar. O teste cognitivo de escolha será a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) e a avaliação de cronotipo será feita a partir do questionário de matutinidade e vespertinidade de Horne e Österberg e actigrafia.