Busca avançada
Ano de início
Entree

O instagram como dispositivo de construção do mercado fitness: a contribuição da Sociologia econômica

Processo: 20/03478-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Chaves Jardim
Beneficiário:Luana Estela di Pires
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Mídias sociais   Aplicativos móveis   Fotografia   Grupos sociais   Atividade física   Entrevista

Resumo

As redes sociais conseguiram construir novas relações sociais de poder, atreladas também à um novo mercado econômico. O fenômeno dos influencers - pessoas que angariaram status de celebridade dentro dos aplicativos - começou a movimentar um mercado online a partir de suas postagens fotográficas, ao combinar sua intimidade com o patrocínio das empresas, exibindo marcas e propagandas dentro de seus perfis pessoais. O presente projeto busca investigar as novas formas de mercado dentro das redes sociais no Brasil, utilizando o aplicativo de fotografia Instagram como objeto de análise geral e tendo como recorte empírico os produtos fitness. Em termos metodológicos, iremos realizar uma imersão na rede social Instagram, além de entrevistar influencers, analisando o marco jurídico do setor.