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Literatura infantil e temas polêmicos: ressignificando relações interpessoais em sala de aula

Processo: 20/03595-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Gabrielly Doná
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Violência escolar   Literatura infantojuvenil   Ensino e aprendizagem   Narração de histórias   Relações interpessoais   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contação de histórias | Estratégias de Leitura | Literatura Infantil | Temas polêmicos | Educação

Resumo

Assuntos como violência, morte, obesidade, agressividade, preconceito etc. geralmente não são trabalhados em sala de aula, no entanto são considerados temas polêmicos e necessários de serem discutidos. O presente projeto tem como objetivo geral analisar possíveis melhorias no ambiente de sala de aula, mormente nas relações interpessoais entre os alunos e entre eles e seus professores, a partir do desenvolvimento de ações de contações de histórias seguidas de rodas de conversa que abordem temas polêmicos relacionados a comportamento dentro e fora do âmbito escolar. Para a seleção da escola e da sala de aula consideraremos a indicação e os critérios da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente - SP. Metodologicamente, realizaremos entrevista com o docente para identificarmos os temas polêmicos mais frequentes naquela sala; após esse levantamento, serão feitas contações de histórias e discussões pautadas nas estratégias de leitura, sobre os textos literários que abordem tais temas; observaremos as interações e as relações entre as crianças. Uma nova entrevista com o docente sinalizará as mudanças ou não nas relações entre os alunos no ambiente escolar. Os resultados esperados preveem a melhora e a ressignificação das relações interpessoais entre os alunos e com o professor, em uma perspectiva de evitar ações de bullying, de violência escolar, de preconceitos etc. ao propiciar uma reflexão que poderá favorecer um melhor ambiente e convivência em sala de aula.

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