Bolsa 20/05083-5 - Marketing, Gestão de marcas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Marca-país no turismo: impactos da nova Marca-Brasil na imagem do país no cenário internacional

Processo: 20/05083-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Beatriz Agostinho Machado
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Gestão de marcas   Marca país   Brasil   Turismo   Cenário econômico mundial   Análise de consequências   Turistas estrangeiros   Pandemias   SARS-CoV-2   COVID-19
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Imagem de país | Marca Brasil | marca-país | Nova marca Brasil | Rebranding | Marca- país

Resumo

Atualmente, com a globalização, é crescente a preocupação dos países com a imagem que têm diante do cenário internacional. Por isso, o marketing vem atuando não apenas na promoção de empresas, mas também de países. Organizações de promoção e institutos de turismo estão ganhando importância na gestão dos governos, visando impulsionar a imagem dos países pelo mundo. Nesse sentido, este projeto visa compreender os impactos na imagem do Brasil com a mudança da marca-país brasileira, em 2019, considerando eventos recentes, como a posição do Brasil no cenário mundial, sendo que é uma das nações mais afetadas pela pandemia gerada pelo COVID-19, no ano de 2020. Para isso, a metodologia se baseará em entrevistas realizadas com especialistas que estudam e/ou trabalham na área, como docentes de faculdades de Turismo e profissionais que possuem experiência com imagem de países no cenário internacional, assim como representantes da Embratur. A partir disso, espera-se que seja possível atualizar os estudos sobre gestão de marca-país e principalmente sobre seu processo de reestruturação, haja vista a escassez de materiais que abordam o tema no Brasil e no mundo. Ademais, pretende-se mapear as potenciais consequências dos acontecimentos contemporâneos nas atividades de atração de turistas para o país. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)