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Marca-país no turismo: impactos da nova Marca-Brasil na imagem do país no cenário internacional

Processo: 20/05083-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Beatriz Agostinho Machado
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Gestão de marcas   Marca país   Brasil   Turismo   Cenário mundial   Análise de consequências   Turistas estrangeiros   COVID-19   Coronavirus da síndrome respiratória aguda grave 2   Pandemias

Resumo

Atualmente, com a globalização, é crescente a preocupação dos países com a imagem que têm diante do cenário internacional. Por isso, o marketing vem atuando não apenas na promoção de empresas, mas também de países. Organizações de promoção e institutos de turismo estão ganhando importância na gestão dos governos, visando impulsionar a imagem dos países pelo mundo. Nesse sentido, este projeto visa compreender os impactos na imagem do Brasil com a mudança da marca-país brasileira, em 2019, considerando eventos recentes, como a posição do Brasil no cenário mundial, sendo que é uma das nações mais afetadas pela pandemia gerada pelo COVID-19, no ano de 2020. Para isso, a metodologia se baseará em entrevistas realizadas com especialistas que estudam e/ou trabalham na área, como docentes de faculdades de Turismo e profissionais que possuem experiência com imagem de países no cenário internacional, assim como representantes da Embratur. A partir disso, espera-se que seja possível atualizar os estudos sobre gestão de marca-país e principalmente sobre seu processo de reestruturação, haja vista a escassez de materiais que abordam o tema no Brasil e no mundo. Ademais, pretende-se mapear as potenciais consequências dos acontecimentos contemporâneos nas atividades de atração de turistas para o país. (AU)