Busca avançada
Ano de início
Entree

Camadas médias e luta política: o conflito distributivo no centro do debate

Processo: 19/24469-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Henrique José Domiciano Amorim
Beneficiário:Ederson Duda da Silva
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Distribuição de renda   Teoria social   Conflito social   Partido dos Trabalhadores   Impeachment   Governo Dilma Rousseff (2011-2016)

Resumo

O projeto de pesquisa aqui apresentado busca compreender em que medida as políticas públicas de distribuição de renda realizadas durante os governos do Partido dos Trabalhadores estão relacionadas à ação política das camadas médias durante os anos 2000, particularmente na conjuntura política em torno das manifestações pelo impedimento de Dilma Rousseff, entre 2015 a 2016. Baseado nas recentes discussões sobre a concentração de renda e dos estudos sobre as "classes médias" no século XXI, a pesquisa constitui-se em uma análise teórica, por meio de levantamento bibliográfico aprofundado, e empírica, por meio do exame de dados extraídos dos relatórios do Imposto de Renda, da PNAD, da RAIS, de documentos oficiais e pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha, Ortellado, Solano e Nader 2015, Fundação Perseu Abramo 2016, dentre outras, durante os protestos pró e contra o impedimento. Ao nos voltarmos à investigação da distribuição da renda entre 2003 a 2016 pretendemos investigar, em especifico, a relação entre o conflito distributivo e a conjuntura política no período 2015/2016. Para isso, realizaremos uma análise e sistematização das teorias que pautaram as "classes médias" na sociologia brasileira e internacional, analisando as "classes médias" e a luta política com base no conflito distributivo através da mediação entre políticas públicas de distribuição de renda e ação política. Desse modo, esse projeto se orientará pelo seguinte problema de pesquisa: como as camadas médias atuaram politicamente frente às políticas públicas de distribuição de renda durante os governos do Partido dos Trabalhadores, em especial durante o processo de impedimento de Rousseff (2015-2016)? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)