Bolsa 20/06040-8 - Formação de professores, História da educação - BV FAPESP
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Saberes e práticas em perspectiva histórica: um estudo das escolas públicas de Guarulhos

Processo: 20/06040-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Renata Marcílio Cândido
Beneficiário:Pedro Henrique Gonçalves Amorim
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):Formação de professores   História da educação   Escola pública   Guarulhos (SP)   Material didático   Saberes escolares   Práticas pedagógicas   Acervo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura material escolar | formação docente | Guarulhos | historia da educação | História da Educação

Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica, relacionado ao projeto temático "Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810 - ...)" aprovado pela FAPESP em julho de 2019 (processo número 2018/26699-4) e intitulado "Saberes e práticas em perspectiva histórica: um estudo das escolas públicas de Guarulhos" almeja dar continuidade e aprofundar as investigações propostas pelo eixo 4 intitulado: Materiais didáticos para ensino público e formação de professores indicado no projeto temático de origem. Para a investigação do eixo propõe-se mapear, sistematizar e analisar os materiais didáticos produzidos e utilizados pelos professores no município de Guarulhos entre os anos de 1970 até os dias atuais no âmbito da sua formação inicial e continuada, assim como compreender as representações e apropriações destes materiais no cotidiano das escolas do contexto determinado. Para tratar da parte documental relacionada à história da escola e dos profissionais que nela atuam pretende-se realizar levantamento de fontes nos principais acervos públicos de Guarulhos e São Paulo, a saber: o Arquivo Histórico do Município de Guarulhos, o Arquivo Histórico do Estado de São Paulo e o Arquivo Histórico do Município de São Paulo, bem como em escolas públicas do município de Guarulhos (atendo-se para as mais antigas), com o objetivo de procurar indícios (legislação, periódicos, manuais de ensino, livros didáticos, livros atas e demais documentos pedagógicos) de elementos relacionados à formação docente e a cultura material escolar.

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