Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades de armazenagem de hidrogênio de ligas multicomponentes do sistema TiVNbM (M = Cr, Co e Ni)

Processo: 20/07707-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Guilherme Zepon
Beneficiário:Bruno Hessel Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Hidretos   Armazenamento de hidrogênio   Ligas metálicas   Cinética   Termodinâmica

Resumo

O hidrogênio como vetor energético a partir de fontes de energia renováveis como a energia eólica e solar apresenta inúmeros benefícios sociais, econômicos e ambientais. Entretanto, a busca por métodos de armazenagem de hidrogênio para aplicações estacionárias e móveis é um ponto crucial que demanda esforços substanciais em diferentes linhas de pesquisas. A armazenagem de hidrogênio no estado sólido através de hidretos metálicos é um modo seguro com grande eficiência volumétrica que demonstra grande interesse da comunidade científica. Recentemente, novos grupos de ligas denominadas ligas multicomponentes, ligas de alta entropia e ligas concentradas complexas foram introduzidas com potencial de apresentar propriedades mecânicas e funcionais disruptivas. Resultados interessantes já são reportados quanto a capacidade de armazenamento de hidrogênio, alterações estruturais durante formação de hidreto e relações das propriedades de armazenagem com parâmetros de distorção da rede cristalina e concentração de elétrons de valência. Mas os dados ainda são escassos nas diversas propriedades necessárias para aplicação e na compreensão dos mecanismos de absorção de hidrogênio. Deste modo, este projeto de doutorado propõe a investigação de propriedades de armazenagem de hidrogênio em ligas multicomponentes do sistema TiVNbM, (M = Cr, Co e Ni), com foco no comportamento cinético, capacidade de armazenamento, estabilidade cíclica e em propriedades termodinâmicas de formação de hidretos. Dessa maneira, pretende-se compreender melhor os mecanismos de absorção e dessorção nessas ligas e obter uma nova estratégia de design de ligas para armazenagem de hidrogênio de um ponto de vista cinético e termodinâmico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, BRUNO HESSEL; ZLOTEA, CLAUDIA; CHAMPION, YANNICK; BOTTA, WALTER JOSE; ZEPON, GUILHERME. Design of TiVNb-(Cr, Ni or Co) multicomponent alloys with the same valence electron concentration for hydrogen storage. Journal of Alloys and Compounds, v. 865, JUN 5 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.