Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações no transcriptoma, metaboloma e respostas fisiológicas associadas à memória à seca em cana-de-açúcar

Processo: 19/27106-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rafael Vasconcelos Ribeiro
Beneficiário:Maria Dolores Pissolato
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia vegetal   Plantas cultivadas   Cana-de-açúcar   Transcriptoma   Metaboloma   Mecanismos moleculares   Secas   Troca gasosa

Resumo

Um estudo recente do nosso grupo demonstrou que plantas de cana-de-açúcar expostas previamente a ciclos de déficit hídrico e reidratação ou originadas de material que passou por déficit hídrico tiveram seu desempenho fotossintético e crescimento favorecidos quando expostas novamente à seca. A exposição prévia a eventos estressantes pode desencadear alterações no padrão de expressão de genes que regulam todo o desenvolvimento vegetal e que permitem uma resposta mais eficiente e rápida em casos de estresses recorrentes, sendo esse fenômeno tratado na literatura como memória vegetal. A presente proposta tem como objetivo identificar os marcadores moleculares, metabólicos e fisiológicos que estariam associados à memória à seca em cana-de-açúcar e avaliar a sua herança e persistência em plantas propagadas vegetativamente. Para tanto, análises em larga escala dos principais grupos de metabólitos primários e do transcriptoma serão realizadas em amostras de folhas, gemas caulinares e raízes de cana-de-açúcar expostas a ciclos de seca e reidratação. Também serão analisadas as respostas fisiológicas e moleculares destas plantas, associando-as com a memória à seca e a sua herança em propágulos. A partir dos dados obtidos, pretende-se sugerir novas práticas de manejo de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar em condição de viveiro, além de se estabelecer uma plataforma para análise transcriptômica nesta espécie, que servirá de base para a identificação e compreensão dos mecanismos moleculares que permitem a herança da memória a estresses ambientais em cana-de-açúcar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, V, RAFAEL; VITTI, KARINE A.; MARCOS, FERNANDA C. C.; SOUZA, GUSTAVO M.; PISSOLATO, MARIA D.; ALMEIDA, LUIZ FERNANDO R.; MACHADO, EDUARDO C. Proposal of an index of stability for evaluating plant drought memory: A case study in sugarcane. Journal of Plant Physiology, v. 260, MAY 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.