Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da agitação ultrassônica no pH, biocompatibilidade e na biomineralização dos cimentos endodônticos MTA Fillapex e Sealapex.

Processo: 20/09239-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Eloi Dezan Junior
Beneficiário:Thales Batista de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Teste de biocompatibilidade   Obturação do canal radicular   Ultrassom

Resumo

O objetivo do estudo será comparar a influência da agitação ultrassônica no pH, na biocompatibilidade e na biomineralização dos cimentos MTA Fillapex e Sealapex. Para o teste in vitro serão confeccionados 50 tubos de polietileno com uma das embocaduras selada com cera utilidade. Os tubos serão preenchidos com os cimentos testados e alguns permanecerão vazios para controle. Os cimentos serão agitados com Ultrassom Piezo elétrico Ultra Sonic por 20 segundos. Após o tempo de presa, as amostras serão imersas individualmente em tubos falcon com água desionizada e armazenadas em estufa. O pH será mensurado em 10 minutos, 24 horas, 7, 15, 21 e 30 dias. As soluções de cada tempo experimental serão agitadas e o pH será medido e analisado estatisticamente .Para o teste in vivo de biocompatibilidade, 40 ratos Wistar machos receberão implantes subcutâneos de 4 tubos de polietileno contendo os cimentos MTA Fillapex e Sealapex com e sem agitação e 1 tubo para grupo controle. Após os dias 7, 15, 30 e 60 dias, os animais serão eutanasiados e os tubos de polietileno serão removidos com os tecidos circundantes. Após o processamento histológico, serão avaliados histologicamente o infiltrado inflamatório e espessura da cápsula fibrosa. A mineralização será analisada sob luz polarizada. Os dados serão analisados pelo teste de Kruskal-Wallis e Dunn, com nível de significância de 5%.