Bolsa 20/08446-1 - Pedagogia do esporte, Handebol - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

As escolas de handebol ao redor do mundo: diretrizes das (con)federações nacionais para o desenvolvimento de jogadores em uma perspectiva de longo prazo

Processo: 20/08446-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Bruno Vinicius Araújo de Franceschi
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Handebol   Jogadores   Efeitos a longo prazo   Currículo   Análise de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abordagens de ensino | curriculo | Formação Esportiva | Handebol | Pedagogia do Esporte | Pedagogia do Esporte

Resumo

O handebol enquanto jogo coletivo esportivizado (JCE) tem se destacado como objeto de estudo no campo da Pedagogia do Esporte, podendo ser ensinado por meio de diferentes abordagens pelos treinadores, vinculadas ou não a normativas oficiais estipuladas pelas entidades como federações e confederações. Neste sentido, entende-se que estas normativas oficiais atribuem identidade ao processo formativo em cada país. Entretanto, a ausência de diretrizes por essas entidades pode culminar em estratégias contraditórias para o ensino da modalidade em uma mesma faixa etária. Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e comparar as diretrizes inerentes à formação de jogadores de handebol no contexto internacional. Para isso, será realizada uma pesquisa de caráter documental, na qual serão consultadas as diretrizes que fundamentam o ensino do handebol nos países cujas seleções alcançaram as melhores classificações dos últimos campeonatos internacionais (masculinos e femininos). As informações serão coletadas a partir de um roteiro previamente elaborado, entre os países classificados nas doze primeiras posições dos campeonatos mundiais e europeus. Para a análise dos dados será utilizada a análise temática. Pressupõe-se que as (con)federações que organizam seu processo de formação de jogadores pautando-se na diversificação nas categorias menores e em abordagens interacionistas, apresentarão melhores resultados nas competições analisadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)