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Treinamento auditivo acusticamente controlado: verificação da efetividade a partir do uso combinado da avaliação comportamental e questionário de autopercepção

Processo: 20/08141-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Mariana Venâncio Silveira Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde auditiva   Audiologia   Qualidade de vida   Treinamento auditivo   Processamento auditivo   Autopercepção   Inquéritos e questionários   Estudo comparativo

Resumo

O Treinamento Auditivo (TA) é um dos procedimentos indicados para indivíduos com diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Em escolares é fundamental que as atividades sejam motivadoras e instigantes. Questionários de autopercepção são importantes para avaliação qualitativa dos resultados pós Treinamento Auditivo. Objetivo: Analisar o efeito do Treinamento Auditivo acusticamente controlado em crianças com diagnóstico de TPAC, a partir do uso combinado de questionário de autopercepção pré e pós TA e a Reavaliação Comportamental do Processamento Auditivo. Materiais e Métodos: Estudo descritivo, comparativo e de caráter transversal. Serão convidadas a participar da pesquisa crianças de 8 à 10 anos de idade, as quais obtiveram o diagnóstico de TPAC, sendo indicadas para realizar o TA acusticamente controlado. Após a finalização do TA, será feita a Reavaliação Comportamental do Processamento Auditivo pelas fonoaudiólogas do serviço de avaliação da instituição. O TA será realizado presencialmente, utilizando-se uma plataforma online e, portanto, será planejado com exercícios do website "Afinando o Cérebro", durante oito sessões semanais. O questionário que será utilizado neste estudo faz parte de uma nova bateria online de triagem do PAC, denominada AudBility. Este questionário será aplicado em dois momentos distintos (Q1 - pré TA e Q2 - pós TA), com o intuito de verificar como a criança percebe seu desempenho auditivo em diversas situações antes e após o TA. Os resultados serão analisados estatisticamente por profissional da área e dispostos em tabelas e gráficos comparativos para apresentação. Espera-se que a presente pesquisa favoreça uma análise mais integral sobre os efeitos do TA acusticamente controlado em crianças com diagnóstico de TPAC.