Busca avançada
Ano de início
Entree

Experiências de inclusão de povos nativos no ensino superior fora do Brasil

Processo: 20/14680-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Iandra Moretti
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia, AP.JP
Assunto(s):Antropologia   Educação inclusiva   Ensino superior   Universidades   Estudantes universitários   Povos indígenas

Resumo

O Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia têm uma história longa de esforços de inclusão de populações nativas no ensino superior e um histórico de reflexão sobre a questão. O objetivo dessa pesquisa é de fazer um levantamento de experiências nesses países, consultando os sites das universidades, e descrevendo os programas ali desenvolvidos. Será então feita uma seleção de pelo menos dois programas, que serão estudados em maior detalhe, através de entrevistas (que poderão ser realizadas pessoalmente ou a distância) com os responsáveis pelos programas. É previsto que o pesquisador, que deverá ter proficiência em inglês atestada, faça um estágio de pesquisa no exterior, em uma das universidades estudadas. Nessa ocasião poderá realizar as entrevistas ao vivo.