Busca avançada
Ano de início
Entree

A decolonialidade e o feminismo decolonial revistos a partir das categorias PMEST de Ranganathan

Processo: 20/06971-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Luciana de Souza Gracioso
Beneficiário:Marilia Winkler de Morais
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Categorização   Análise de conteúdo   Corpus   Decolonialidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência Da Informação | Decolonialidade | Feminismo decolonial | Shiyali Ramamrita Ranganathan | Decolonialidade

Resumo

Este projeto parte do entendimento de que os propósitos da Ciência da Informação giram em torno da construção de ações que devem diversificar e fertilizar, de modo transversal e plural, a produção dos saberes. Objetiva-se com esta pesquisa estabelecer diagnóstico e delimitar um conjunto de procedimentos mínimos e iniciais para a constituição de um corpus terminológico que abarque o contexto discursivo da Decolonialidade na Ciência da Informação, propondo uma estrutura inicial de linguagem que possibilite a identificação, sistematização e apresentação das pesquisas deste campo, espelhando o resultado desta análise em uma vitrine do conhecimento sobre o assunto, para que ações convergentes e estruturantes possam ser operacionalizadas e fortalecer este movimento como constitutivo na América Latina. As justificativas para o uso da proposta de S. Ranganathan, como base para categorização e análise dos conteúdos decoloniais latino americanos da Ciência da Informação, são as de que entendemos que, ao pensar estas categorias (PMEST Personalidade/Matéria/Energia/Espaço/Tempo) o filósofo indiano, que também ocupou o lugar da subalternidade nos processos de colonização, conseguiu visualizar uma possibilidade de organização do conhecimento, de leitura das narrativas produzidas pela humanidade, de modo Universal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARÍLIA WINKLER DE MORAIS; LUCIANA DE SOUZA GRACIOSO. ENUNCIAÇÕES DO FEMINISMO DECOLONIAL A PARTIR DAS CATEGORIAS FUNDAMENTAIS RANGANATHIANAS. Encontros Bibli, v. 28, . (20/06971-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.