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Estudo de validação da versão brasileira do Muscularity-Oriented Eating Test (MOET) em adultos jovens de ambos os sexos

Processo: 20/11291-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Laus
Beneficiário:Vitória Bagolin
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos   Comportamento alimentar   Imagem corporal   Psicometria   Coeficiente de correlação de Pearson   Avaliação de testes diagnósticos   Análise fatorial   Estudos de validação

Resumo

Os comportamentos voltados para a busca pela muscularidade parecem ser muito mais frequentes em indivíduos do sexo masculino e, em menor escala, também entre o sexo feminino, no que se imaginava anteriormente. Entretanto, os instrumentos desenvolvidos para avaliar transtornos alimentares não se mostravam adequados para acessar comportamento alimentar desordenado orientado para o ganho de massa muscular e redução da gordura corporal. Assim, o Muscularity-Oriented Eating Test (MOET) foi projetado para avaliar atitudes alimentares e comportamentos associados à busca da muscularidade, que podem ser precursores de transtornos alimentares e levar a graves complicações biopsicossocias. O presente estudo tem por objetivo testar as qualidades psicométricas do MOET traduzido para o português do Brasil em adultos jovens de ambos os sexos. Para tal, serão avaliados a estrutura fatorial do instrumento, a estabilidade temporal e a consistência interna, além da validade convergente. Participarão do estudo 900 adultos, sendo 450 homens e 450 mulheres, entre 18 e 40 anos. A análise do teste-reteste será realizada com 100 participantes com as mesmas características. A coleta de dados será realizada de forma virtual, por meio da plataforma SurveyMonkey e o convite será feito por mala direta (e-mail) e redes sociais. A análise de dados compreenderá análise fatorial exploratória e confirmatória, teste de correlação intraclasse, ômega de McDonald e teste de correlação de Pearson ou Spearman.