Busca avançada
Ano de início
Entree

Revestimento antibacteriano com potencial fotocatalítico sob luz visível para implantes dentários: estudos in vitro, in situ e in vivo

Processo: 19/17238-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Valentim Adelino Ricardo Barão
Beneficiário:Bruna Egumi Nagay
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes   Implantes dentários   Luz   Ósseointegração   Titânio   Prótese dentária

Resumo

Visando confirmar os efeitos fotocatalíticos antibacterianos e de citocompatibilidade promissores do revestimento desenvolvido em nosso estudo anterior (Nagay et al. 2019) para aplicação em implantes dentários, o presente trabalho tem como objetivo avaliar in vitro, in situ e in vivo, a atividade antibacteriana, imunogênica e osteogênica do revestimento de TiO2 dopado com nitrogênio (N) e bismuto (Bi) produzido por plasma eletrolítico de oxidação (PEO) sobre a superfície de titânio comercialmente puro (Ticp) na presença e ausência de luz visível. Discos (10 mm de diâmetro × 1mm de espessura) e implantes (1,6 mm de diâmetro × 3 mm de altura) de Ticp serão submetidos a diferentes modificações de superfície: jateamento com óxido de alumínio seguido de ataque ácido (controle); e tratamento por PEO com superfície de TiO2 dopado com N e Bi (Bi-TiO2; experimental). Serão conduzidos 3 experimentos: (1) Estudos in vitro, para avaliar a liberação de íons metálicos, o potencial antimicrobiano (modelo de microcosmos utilizando como inóculo a saliva de voluntários) após aplicação ou não de luz visível, e a biocompatibilidade (células pré-osteoblásticas) do revestimento sobre os discos. (2) Estudo in situ, onde os voluntários utilizarão por 7 dias um dispositivo intrabucal palatino contendo 3 discos controles e 3 experimentais, para promover o acúmulo de biofilme que será irradiado por luz visível ou não (escuro). Serão realizadas a quantificação de unidades formadoras de colônia (UFC) e a análise do biofilme por CLSM, imediatamente e após 24 h da aplicação de luz. (3) Estudos in vivo, para verificar o potencial de osseointegração de implantes com superfície de Bi-TiO2 instalados em tíbias de ratas comparado ao controle. Serão realizadas análises histológica e imunoistoquímica para tecidos descalcificados, e microtomografia computadorizada (micro-CT), extensão linear de contato osso/implante, área de osso neoformado, torque reverso e níveis de expressão de genes osteogênicos para tecidos calcificados. Para verificar a efetividade antibacteriana e a resposta inflamatória in vivo do tratamento de superfície com e sem a aplicação de luz, serão instalados discos (5 mm de diâmetro × 1 mm de espessura) com superfície controle e experimental na região dorsal de ratas. Após a formação de biofilme in situ sobre as superfícies, será realizada a instalação de 1 disco (controle ou experimental, com ou sem aplicação prévia de luz) em cada animal. Serão realizadas a quantificação de UFC e análise das citocinas pró-inflamatórias IL-1 beta e TNF-alfa. Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGAY, BRUNA EGUMI; DINI, CAROLINE; BORGES, GUILHERME ALMEIDA; MESQUITA, MARCELO FERRAZ; CAVALCANTI, YURI WANDERLEY; MAGNO, MARCELA BARAUNA; MAIA, LUCIANNE COPLE; RICARDO BARAO, VALENTIM ADELINO. Clinical efficacy of anodized dental implants for implant-supported prostheses after different loading protocols: A systematic review and meta-analysis. Clinical Oral Implants Research, v. 32, n. 9 AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.