Bolsa 20/03573-5 - Educação escolar básica, Ensino de física - BV FAPESP
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A Física das Radiações Ionizantes no currículo dos cursos de Física licenciatura do Estado de São Paulo à luz das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica

Processo: 20/03573-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Leandro Londero da Silva
Beneficiário:Eric Delarco Bertoni
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino de física   Formação de professores   Currículos e programas   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Diretrizes Curriculares Nacionais | formação de professores | licenciatura em física | Radiações ionizantes | Ensino de Física

Resumo

Nos últimos anos, as instituições de ensino superior estão sendo instadas a alterarem a estrutura curricular de seus cursos de formação de professores. O conjunto de profissionais da educação e de outras áreas do saber, vinculados a estes cursos, têm dedicado esforços no sentido de cumprir a política curricular, explicitada por meio de diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nosso projeto, partimos da premissa que parece haver uma dificuldade de se colocar em prática de sala de aula a inclusão de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea e, uma das razões para esta dificuldade parece estar na formação do professor. Assim, investigaremos como a Física das Radiações Ionizantes está inserida na estrutura curricular dos cursos de Licenciatura em Física, do estado de São Paulo, em termos de carga horária, período de ensino, conteúdos abordados e concepção de ensino. Das possíveis questões que seríamos relevantes responder, nos parece significativo e propomos para este estudo: a) Quais cursos de licenciatura em física inserem, em sua estrutura curricular, o estudo das Radiações Ionizantes? b) Em que momento as Radiações Ionizantes são inseridas e qual o tempo destinado para seu estudo/desenvolvimento? c) Que conteúdos do tópico de Radiações Ionizantes são privilegiados e que concepção é apresentada nas ementas que contemplam este tópico no que diz respeito ao seu ensino? Para respondermos as questões norteadoras, realizamos algumas ações investigativas. Inicialmente, procederemos a uma revisão de literatura em periódicos da área de ensino de física e em atas de congressos para identificar os estudos já publicados que versam sobre a temática deste projeto. A seguir, realizaremos um levantamento bibliográfico na literatura nacional e internacional da área educacional e de Educação em Ciências para aprofundamento da fundamentação teórica e metodológica da pesquisa. Na sequência, identificaremos instituições de ensino superior que ofertam cursos de Licenciatura em Física. A busca pelas instituições será realizada pelo e-MEC. Em continuidade, acessaremos os sítios dos cursos de física das instituições mapeadas para coletarmos os seguintes documentos: Estrutura Curricular e Ementas de disciplinas. Após, construiremos tabelas e gráficos nos quais registramos todas as informações coletadas. Nas colunas da tabela constaram as seguintes informações: Nome da Instituição, Região Geográfica de sua localização, Unidade Federativa a qual pertence, Instância administrativa (Municipal, Estadual, Federal ou Privada), Ano de criação, Modalidade (Presencial ou à Distância), Turno de funcionamento (Matutino, Vespertino, Noturno), Indicação de possuir estrutura curricular e ementas das disciplinas disponíveis em seus sítios. Quando não for possível obtermos os documentos por meio do acesso aos sítios eletrônicos das instituições/cursos, solicitaremos aos coordenadores por meio de e-mail. As estruturas curriculares e as ementas de todos os cursos serão analisadas a fim de mapearmos quais disciplinas abordam as radiações ionizantes, destacando as que dão ênfase ao ensino dessa temática. Para analisarmos os dados obtidos usaremos a Teoria do Dispositivo Pedagógico de Basil Bernstein, em especial o conceito de recontextualização. Em nossas análises procuremos identificar de que maneira as novas políticas de mudanças curriculares na área da formação de professores exerceram influência na construção dos currículos dos cursos analisados, em especial no se diz respeito ao ensino da Física das Radiações Ionizantes. Finalizaremos a pesquisa com a elaboração da redação final, na qual constará a sistematização das respostas encontradas e apontamentos das implicações para a inserção da Física das Radiações Ionizantes no currículo da Licenciatura em Física.(AU)

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