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A educação das crianças nikkeis no Japão: revisão bibliográfica sobre as principais questões educacionais em torno de crianças e adolescentes brasileiros no Japão

Processo: 20/11788-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Eri Hachiman
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação formal   Política educacional   Igualdade social   Crianças e adolescentes   Migração   Bases de dados científicos   Pesquisa bibliográfica

Resumo

Com o crescente desenvolvimento do Japão após a derrota na II Guerra Mundial e o aumento da necessidade de mão de obra, o Governo japonês propôs a Reforma da Lei de Controle de Imigração e de Reconhecimento de Refugiados (LCI) em 1990, que facilitou a residência permanente de brasileiros descendentes de japoneses de até a terceira geração no país. Estes começaram a migrar ao Japão principalmente em busca de melhores condições de vida com longas jornadas de trabalho nas fábricas japonesas, ficando popularmente conhecido como fenômeno decasségui. Muitos deles, ao irem ao Japão, acabam constituindo famílias e tendo filhos, e outros migram com seus filhos em idade escolar. Assim, as questões educacionais dos jovens brasileiros que se encontram no Japão vêm sendo debatidas entre a comunidade, governos e acadêmicos de ambos os países. A presente pesquisa buscará localizar alguns dos principais problemas atuais da Educação formal de crianças e adolescentes brasileiros residentes no Japão por meio de uma pesquisa bibliográfica. Feita a busca em diferentes bases - Scielo, Web of Science, Scopus, Banco de Teses e Dissertações Capes e no site Google Scholar -, chegou-se a 37 pesquisas, sendo 29 apresentadas em artigos, quatro teses de doutorado, um documento, uma monografia, um TCC e uma tese de mestrado, que serão analisadas segundo elementos excludentes e elementos transformadores, próprios da Metodologia Comunicativa de Pesquisa.

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