Bolsa 20/15980-4 - Etologia, Relação social - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da idade e do sexo no desenvolvimento do comportamento de lipsmacking em filhotes de macacos-prego (Sapajus libidinosus)

Processo: 20/15980-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Patrícia Izar Mauro
Beneficiário:Ana Clara de Souza Varella
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/13237-1 - Plasticidade fenotípica de macacos-prego (gênero Sapajus): investigação sobre o efeito de trajetórias ontogenéticas distintas e de ativação contexto-dependente, AP.TEM
Assunto(s):Etologia   Relação social   Desenvolvimento humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:age | capuchin monkey | Development | Infants | lipsmacking | sex | Etologia

Resumo

Nas últimas décadas, pesquisas têm se dedicado à exploração dos comportamentos relacionados à regulação social e emocional de primatas, além de suas diferenças interindividuais, avaliando a variabilidade comportamental em diferentes situações e ambientes, considerando variáveis intrínsecas (idade, sexo, temperamento) e variáveis extrínsecas (demandas ambientais) que podem influenciar o desenvolvimento e a exibição desses comportamentos. No entanto, pouco ainda se sabe sobre as diferenças comportamentais entre sexos e de idade na forma de lidar com estímulos físicos e sociais, tais como aqueles representados pelo comportamento de lipsmacking. O lipsmacking é um comportamento rítmico com a boca frequentemente estudado em grandes primatas. É considerado afiliativo, compondo o repertório de interações face-a-face e tendo como função apaziguar o receptor e facilitar a afiliação. É nesse contexto que o presente estudo se propõe a investigar em macacos-prego (Sapajus libidinosus), primatas neotropicais, o desenvolvimento inicial do comportamento de lipsmacking em 8 infantes, utilizando um recorte de sexo e idade no 2º e 9º meses do primeiro ano de vida, comparando os dados de cada grupo (sexo/idade) e filhote individualmente provenientes de vídeos previamente gravados desses indivíduos. Os dados serão transcritos através do programa Observer XT 15 e analisados de acordo com os testes estatísticos recomendados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)