Busca avançada
Ano de início
Entree

Entendendo as capacidades de inovação no setor público: o caso dos governos locais de países em desenvolvimento

Processo: 18/26505-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Pesquisador responsável:José Antonio Puppim de Oliveira
Beneficiário:Marc Eric Barda Picavet
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inovação   Políticas públicas   Cidades   Países em desenvolvimento   Sustentabilidade   Mudança climática   Biodiversidade   Objetivos de desenvolvimento sustentável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade | governos locais | Inovação | Países em desenvolvimento | setor público | Sustentabilidade | inovação no setor público

Resumo

As cidades desempenham um papel central na formulação de políticas públicas para enfrentar os desafios da sustentabilidade, tais como as mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contudo, tanto os governos nacionais quanto os locais têm dificuldade em solucionar esses problemas. Em paralelo, muitos pesquisadores e servidores públicos apoiam a ideia de que a inovação pode melhorar a qualidade dos serviços públicos e a capacidade de resolução de problemas das organizações públicas para lidar com esses desafios. Nesse contexto, as pesquisas sobre inovação no setor público aumentaram significativamente desde os anos 2000. Apesar disso, pouco se sabe sobre capacidades de inovação no setor público, principalmente em relação aos governos locais em países em desenvolvimento. Esta pesquisa visa preencher essa lacuna e avançar na compreensão das capacidades de inovação em governos locais por meio de três artigos. O primeiro artigo é conceitual e consiste em uma revisão da literatura sobre como o conceito gerencial de capacidades de inovação do setor privado é utilizado no setor público. A partir dessa revisão, são identificadas lacunas e desenvolvido um arcabouço heurístico que coloca o conceito de capacidade de inovação na perspectiva do processo político e público de inovação. A partir desse arcabouço, padrões esperados serão deduzidos e apresentados na forma de uma agenda de pesquisa para capacidades de inovação em governos locais. Nas conclusões preliminares desta revisão foram identificadas duas lacunas: (1) são necessárias mais pesquisas sobre como as características únicas do setor público afetam as capacidades de inovação; e (2) são necessárias mais pesquisas sobre como a colaboração pode contribuir para construir e fortalecer as capacidades de inovação no setor público. Os próximos dois artigos são empíricos e baseados nessas duas lacunas. No segundo artigo, argumenta-se que as teorias existentes sobre capacidades de inovação no setor público são em grande parte derivadas de uma perspectiva do setor privado, e muitas vezes ignoram o que torna o setor público único. Esse problema é explorado por meio de um estudo de caso múltiplo que se concentrará em como a autoridade política influencia e molda as capacidades de inovação no setor público. Finalmente, o terceiro artigo postula que novos tipos de governança, que operam em diferentes níveis de governo, envolvem diferentes jurisdições e incluem uma variedade de organizações, são essenciais para que os governos locais abordem questões complexas que só podem ser abordadas por meio da inovação colaborativa. Sustenta-se que esses regimes de governança colaborativa criam e fortalecem as capacidades de inovação nos governos locais, mas pouco se sabe sobre os mecanismos pelos quais isso ocorre. Este artigo visa preencher esta lacuna através de um estudo de caso múltiplo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Nova abordagem prevê soluções integradas para problemas hídricos, energéticos e alimentares 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARDA PICAVET, MARC ERIC; DE MACEDO, LAURA S., V; BELLEZONI, RODRIGO A.; PUPPIM DE OLIVEIRA, JOSE A.. How can Transnational Municipal Networks foster local collaborative governance regimes for environmental management?. Environmental Management, v. 71, n. 3, p. 18-pg., . (17/50425-9, 18/26505-5, 18/20057-0)
ZAMBRANO-GUTIERREZ, JULIO CESAR; VALENTE DE MACEDO, LAURA SILVIA; BARDA PICAVET, MARC ERIC; PUPPIM DE OLIVEIRA, JOSE ANTONIO. Individuals in Collaborative Governance for Environmental Management. Environmental Management, v. 71, n. 3, p. 22-pg., . (18/26505-5, 18/20714-1, 17/50425-9)
MACEDO, LAURA SILVIA VALENTE DE; PICAVET, MARC ERIC BARDA; OLIVEIRA, JOSE ANTONIO PUPPIM DE; SHIH, WAN-YU. Urban green and blue infrastructure: A critical analysis of research on developing countries. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 313, . (17/50425-9, 18/26505-5, 17/00351-9, 18/20714-1)
ARAUJO, CECILIA LOBO; PICAVET, MARC ERIC BARDA; SARTORETTO, CRISTINA APARECIDA PIRES DE SOUZA; DALLA RIVA, ENRICO; HOLLAENDER, PAULO SODRE. Ecocentric management mindset: a framework for corporate sustainability. CRITICAL PERSPECTIVES ON INTERNATIONAL BUSINESS, . (18/26505-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.