Busca avançada
Ano de início
Entree

A incorporação de polpa de juçara em nanoestruturas é uma alternativa eficaz para potencializar os efeitos biológicos das antocianinas?

Processo: 20/03560-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Anna Rafaela Cavalcante Braga
Beneficiário:Michele Amendoeira Giaconia
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Antocianinas   Bioacessibilidade   Biodisponibilidade   Compostos bioativos   Nanotecnologia   Cromatografia líquida de alta pressão   Euterpe

Resumo

A polpa da juçara é proveniente da palmeira Euterpe edulis Mart., típica da Mata Atlântica e sua composição apresenta elevado teor de compostos fenólicos, como as antocianinas. As antocianinas são pigmentos naturais e conferem diversos efeitos biológicos benéficos à saúde, incluindo sua ação antioxidante, podendo assim, proporcionar a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Em contrapartida, essa classe de pigmentos naturais possui baixa estabilidade depois de extraída da matriz alimentar, além de baixa bioacessibilidade, e biodisponibilidade de forma que apenas uma porção do que é consumido é absorvida pelo organismo. Mesmo com resultados promissores, as pesquisas até o momento desenvolvidas ainda não são suficientes para garantir a máxima eficácia da ação biológica desse pigmento. Dentre as alternativas que podem potencializar a ação das antocianinas, se destaca a incorporação das mesmas em nanoestruturas. O presente projeto tem como objetivo verificar o efeito biológico das antocianinas da polpa de juçara, após sua incorporação em nanoestruturas, avaliando sua bioacessibilidade e biodisponibilidade utilizando células Caco-2. A bioacessibilidade será determinada após simulação in vitro e a quantificação das antocianinas antes e depois da sua incorporação em nanoestruturas será determinada utilizando sistema HPLC-PDA, ademais, será avaliada sua atividade antioxidante. Como resultados, se espera que a incorporação das antocianinas de juçara em nanoestruturas potencialize sua biodisponibilidade e capacidade antioxidante. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, SERGIANA DOS P.; GIACONIA, MICHELE A.; ASSIS, MARCELO; JIMENEZ, PAULA C.; MAZZO, TATIANA M.; LONGO, ELSON; DE ROSSO, VERIDIANA V.; BRAGA, ANNA R. C. Uniaxial and Coaxial Electrospinning for Tailoring Jussara Pulp Nanofibers. Molecules, v. 26, n. 5 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.