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Tradução, adaptação e estudos psicométricos das escalas infanto-juvenis do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) para o Português do Brasil

Processo: 20/07992-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 30 de junho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Beneficiário:Tally Lichtensztejn Tafla
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicometria   Transtornos do neurodesenvolvimento   Transtorno do espectro autista   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Deficiência intelectual   Adaptação psicológica   Validação   Crianças   Adolescentes   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptive Behavior Assessment System - ABAS-3 | Deficiencia intelectual | Funcionamento Adaptativo | validação | Tradução e propriedades psicométricas

Resumo

Uma das limitações na realização do diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) em crianças no contexto nacional é a ausência de instrumentos normatizados para a avaliação do Funcionamento Adaptativo (FA), sendo este um dos critérios diagnósticos juntamente com a avaliação de inteligência. O FA é definido como habilidades conceituais, sociais e práticas importantes para a realização das atividades diárias. Este estudo tem como objetivo traduzir e adaptar culturalmente os formulários destinados a crianças e adolescentes do Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3) e verificar suas propriedades psicométricas em amostras brasileiras de crianças típicas e com transtornos do neurodesenvolvimento. Participarão pais e professores de 1320 crianças sem transtornos do neurodesenvolvimento entre 2 e 17 anos e 90 crianças com transtornos na mesma faixa etária, sendo eles Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e DI. A precisão será obtida a partir do Coeficiente Alfa. Serão investigadas evidências de validade baseadas na estrutura interna e nas relações com variáveis externas, tais como: idade e indicadores de problemas de comportamento. Este estudo é pioneiro no país, pois fornecerá ferramentas essenciais para realização de diagnósticos mais acurados e estudos com enfoque em funcionamento adaptativo no Brasil. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MECCA, TATIANA PONTRELLI; TAFLA, TALLY L.; BUENO, FERNANDA M. B.; VALENTINI, FELIPE; BASSETTO, STELLA ANDRADE; TEIXEIRA, MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ. Transcultural adaptation of the Adaptive Behavior Assessment System (ABAS-3). INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. N/A, p. 12-pg., . (20/07992-2)

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