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A interferência da autorregulação da motivação no uso de estratégias para a compreensão de leitura de alunos do Ensino Fundamental II

Processo: 20/05567-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Mirelle Christina Pinheiro
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Compreensão da leitura   Motivação do aluno   Autoeficácia   Teoria social cognitiva   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crenças de Autoeficácia | Histórico de Repetência | Metas de realização | Desenho correlacional e comparação de grupos

Resumo

A autorregulação é um conceito presente na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, que parte do pressuposto que os pensamentos, ações e sentimentos autogerados são planejados e adaptados ciclicamente em direção à um determinado objetivo pessoal. No processo de autorregulação, o aluno consegue iniciar e se manter engajado nas atividades por conta da motivação, aqui representada pelas metas de realização e pelas crenças de autoeficácia, como também, faz uso de estratégias que o ajudam a ser mais eficiente, e alcançar seus objetivos. Desse modo, faz-se importante investigar a autorregulação da motivação e das estratégias de aprendizagem. Além disso, tais construtos serão analisados no domínio da compreensão de leitura, tendo em vista a importância desta habilidade no contexto escolar, e na sociedade como um todo. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo verificar o potencial preditivo das metas de realização e das crenças de autoeficácia para o uso de estratégias de aprendizagem em 500 alunos, ambos sexos, do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de escolas públicas do interior de São Paulo. Também serão verificadas possíveis diferenças quanto ao desempenho autodeclarado em compreensão de leitura e histórico de repetência. Para a avaliação, serão utilizadas três escalas da Bateria Multidimensional da Autorregulação para a Compreensão de Leitura, a saber, Metas de Realização e Valor da Compreensão de Leitura, Autoeficácia para a Compreensão de Leitura e Métodos para a Compreensão de Leitura. Espera-se que os resultados contribuam para a expansão do conhecimento acerca desses construtos.

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