Busca avançada
Ano de início
Entree

Os guias de turismo e sua atuação na interpretação patrimonial em roteiros turísticos de patrimônio industriais ferroviários (Campinas, SP)

Processo: 20/04479-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Ana Patricia Martinez Lara
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Patrimônio industrial   Patrimônio cultural   Patrimônio ferroviário   Guia de turismo   Pesquisa bibliográfica   Entrevista   Campinas (SP)

Resumo

O trabalho baseia-se no estudo dos guias de turismo e a interpretação patrimonial que estes realizam nos roteiros em patrimônios industriais ferroviários na cidade de Campinas (SP). Através deste, pretende-se estudar a atuação do guia de turismo em roteiros turísticos e analisar a interpretação patrimonial dos bens. Para alcançar os nossos objetivos, utilizaremos a revisão bibliográfica dos termos 'roteiros turísticos' e suas tipologias e 'guias de turismo' e formas e preparação, assim como pesquisa sobre as informações que devem ser repassadas ao interpretar um patrimônio industrial, bem como também realizaremos uma pesquisa de campo nos roteiros turísticos dos patrimônios: Estação Cultura (Campinas) e Estação Anhumas (roteiro turístico Maria Fumaça Campinas- Jaguariúna). Esta consistirá em uma visita observacional (participando dos roteiros) e uma entrevista (realizada com os guias responsáveis pelos mesmos). Também esperasse analisar a participação da comunidade na interpretação do guia. Com este estudo pretendemos estudar a atividade de interpretação patrimonial realizada pelos guias de turismo nos roteiros turísticos em patrimônios industriais ferroviários de Campinas.