Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e proposta de divulgação de sítios de geodiversidade nas bacias hidrográficas do Rio Santo Antônio e do Rio Guaxinduba, Caraguatatuba (SP)

Processo: 20/08105-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Fábio Augusto Gomes Vieira Reis
Beneficiário:Matheus Cardoso Pavon
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geodiversidade   Sustentabilidade   Divulgação   Pesquisa bibliográfica   Bacia hidrográfica   Caraguatatuba (SP)

Resumo

A geodiversidade é importante para a sustentabilidade e conservação ambiental, e um dos conceitos que alicerceiam seu reconhecimento é o de sítios de interesse geológico. Conhecidos esses sítios, é possível propor medidas que busquem preservá-los ou expô-los ao público geral. No Brasil essas ideias historicamente são pouco divulgadas para a esfera civil, mas principalmente nesta surgem década projetos visando disseminá-los para o público geral. E, dentre vários métodos de promoção da geodiversidade, existe a divulgação por meio de painéis interpretativos in loco, considerados práticos e de baixo custo. Assim, o presente projeto visa avaliar a situação de divulgação dos sítios de interesse geológico na bacia hidrográfica do Rio Santo Antônio e do Rio Guaxinduba em Caraguatatuba e elaborar, tendo como público alvo a população leiga, propostas de painéis interpretativos para alguns destes. O desenvolvimento do projeto será feito em cinco etapas: 1ª etapa - levantamento bibliográfico conceitual e inventário dos sítios de interesse geológico; 2ª etapa - caracterização e seleção dos sítios de interesse na área de estudos; 3ª etapa - levantamento de campo para diagnóstico dos sítios de interesse; 4ª etapa - elaboração dos painéis; e 5ª etapa - elaboração do relatório final. Essa região foi escolhida a partir de sua alta potencialidade de divulgação, da ampla literatura relacionada disponível e dos impactos positivos associados ao conhecimento da geodiversidade local, visto que o meio natural regional sofre com forte pressão de cunho antrópico.