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Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico

Processo: 21/01627-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Português do Brasil   Prosódia   Percepção da fala   Fonética e fonologia   Fonoaudiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | percepção de fala | Português brasileiro | prosódia | Relação produção | Fonética e Fonologia

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva realizar análise fonético-fonológica da produção de aspectos prosódicos na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico em comparação à fala de adultos típicos, bem como investigar a percepção auditiva da prosódia nos três grupos analisados a fim de observar semelhanças e/ou diferenças entre esses grupos que apresentem evidências sobre o processo de aquisição da prosódia. A hipótese central que se pretende confirmar é a de que adultos e crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico apresentam comportamentos diferentes quanto ao uso de pistas fonéticas relevantes para a marcação de informações veiculadas pela prosódia, fato que mostraria a existência de processo(s) de desenvolvimento de habilidades prosódicas, com características que permitiriam identificar uma gradiência na aquisição da prosódia. Para o desenvolvimento deste estudo, serão elaborados três experimentos: um experimento de produção e dois experimentos de percepção. Os resultados serão analisados à luz da visão integrada entre Fonologia Prosódica e Fonologia Autossegmental e Métrica da Entoação. Além de contribuições para o estudo da prosódia com especial ênfase na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, também são previstas contribuições teóricas para os estudos de aquisição de linguagem, bem como para o estudo da relação entre produção e percepção da fala, relação de interesse tanto para o campo da Linguística quanto para o campo da Fonoaudiologia. (AU)

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