Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem social transformadora: práticas sustentáveis na macrometrópole paulista

Processo: 21/00701-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Leonardo Callori Kefalás
Instituição-sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03804-9 - Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Sociologia ambiental   Aprendizado social   Mudança climática   Consumo sustentável   Metrópoles   Estudos transversais

Resumo

Esta proposta integra o Projeto Temático "Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face a variabilidade climática", com foco na investigação do papel da aprendizagem social e transformadora nos processos de inovação social necessários para transformar as práticas energéticas nos níveis comunitário, institucional e material. Esta proposta visa apoiar o desenvolvimento de uma metodologia transversal aos estudos que compõem o Projeto Temático em seu diálogo com os distintos Gs, centrada nas abordagens teóricas da aprendizagem social e da aprendizagem transformadora. O desenvolvimento de análises críticas comparativas entre os casos e integração de resultados também constituem objetos desta proposição. As atividades previstas dirigem-se, então, a elaboração teórica e metodológica, a consolidação da produção científica em torno dos casos, além de incluir tarefas de disseminação, comunicação e divulgação científica do consórcio de pesquisa e coordenação de treinamento técnico de estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados ao projeto.