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O desafio da dupla carreira: perfil de escolaridade de atletas de categorias de base (SUB-15 e SUB-17) do futsal feminino paulista

Processo: 20/09366-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Renato Francisco Rodrigues Marques
Beneficiário:Ana Beatriz Cruz Crema
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do esporte   Escolaridade   Dupla carreira   Herança cultural   Inquéritos e questionários   Teoria dos campos (psicologia)

Resumo

O desenvolvimento da carreira esportiva de jovens atletas é marcado por treinamentos intensos, longos confinamentos e uma alta demanda emocional e física. Devido à idade dos(as) envolvidos(as), tal processo normalmente se inicia de forma concomitante à carreira escolar, criando por muitas vezes um conflito entre maior dedicação ao esporte ou priorização das atividades acadêmicas. Tal cenário, denominado de dupla carreira, pode influenciar o grau de interesse e/ou atenção dado à escola e, em longo prazo, a dificuldade de reinserção no mundo do trabalho, especialmente devido ao capital cultural incorporado durante a formação esportiva ser valorizado de forma diferente em outros campos. Diante deste contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar o perfil de escolaridade de atletas de categorias de base (sub-15 e sub-17) do futsal feminino paulista no ano de 2021. Esta investigação, de caráter quantitativo, consistirá na aplicação de questionário às atletas, de modo a analisar seu perfil relativo às suas trajetórias escolar e esportiva, associadas ao nível de escolaridade familiar. A similaridade entre os dados das participantes, seus pais e mães, e a população brasileira estratificada por gênero e idade será analisada por meio dos testes estatísticos Qui-quadrado e Correlação de Spearman. Como fundamento de análise, será adotada a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu e sua Teoria dos Campos, com maior atenção ao conceito de herança cultural familiar. Espera-se que as participantes do estudo apresentem um nível de escolaridade similar à população brasileira estratificada, inclusive contando com bolsas de estudo oferecidas por clubes e/ou escolas, e que não representem um produto da influência de herança cultural familiar em relação à carreira acadêmica.

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