Busca avançada
Ano de início
Entree

Psicanálise e cinema no contexto da formação universitária

Processo: 20/14840-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Érico Bruno Viana Campos
Beneficiário:Fábio Ramos Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Cinema   Reforma universitária   Pesquisa empírica   Revisão de texto   Delineamento experimental   Inquéritos e questionários   Estudo comparativo

Resumo

Inicialmente reduzido à divulgação dos fundamentos históricos e teórico-conceituais da Psicanálise, o cinema gradativamente se consolidou como objeto para interpretação psicanalítica. Isto se deu, sobretudo, por intermédio da análise fílmica psicanalítica, cujas principais tendências metodológicas foram categorizadas por Metz (1980), Gabbard (2001) e articuladas por Slavoj Zizek no documentário "O Guia Pervertido do Cinema". Em âmbito nacional, o prestígio desta interface psicanálise-cinema esteve em ascensão na última década, corroborando a introdução de obras cinematográficas no contexto da formação universitária: ora como recursos didáticos e ilustrativos à caracterização histórica da Psicanálise, pela via de filmes como "Freud Além da Alma" e "A Invenção da Psicanálise", ora como recursos à transmissão da experiência psicanalítica, pela via da psicanálise aplicada às narrativas fílmicas. Considerando estes aspectos, o presente projeto visa caracterizar a análise fílmica psicanalítica que tem sido relatada no âmbito da literatura nacional e suas contribuições enquanto recurso didático para transmissão da experiência psicanalítica na universidade, no tocante à graduação em Psicologia. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e delineamento de caráter de revisão bibliográfica conjugada a pesquisa empírica de levantamento de dados do tipo survey. Através de um questionário online de satisfação discente, participarão da pesquisa cerca de 200 alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", regularmente matriculados em disciplinas curriculares que utilizam o cinema como estratégia pedagógica. Os dados coletados serão explorados por análises descritivas e comparativas, bem como pelo aparato teórico-conceitual psicanalítico. Deste modo, espera-se contribuir tanto com futuros estudos de psicanálise aplicada ao cinema quanto com a problemática do ensino da Psicanálise na universidade.