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Impacto de fatores ambientais na participação em casa de crianças com Síndrome de Down

Processo: 20/05685-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Gesica Fernandes
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Síndrome de Down   Impactos ambientais   Participação   Crianças   Entrevista   Regressão   Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classificação Internacional de Funcionalidade | criança | Incapacidade e Saúde | Participação | Sindrome de Down | Fisioterapia em Neuropediatria

Resumo

Crianças que possuem algum tipo de deficiência, como a síndrome de Down (SD), podem apresentar menor engajamento na participação em atividades cotidianas, sendo que Fatores Contextuais (Pessoais e Ambientais) podem ser facilitadores ou barreiras para a funcionalidade do indivíduo, favorecendo ou restringindo, portanto, sua participação. Contudo, não se sabe quais Fatores Ambientais influenciam na restrição da participação em crianças com SD, em uma avaliação baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Desta forma, o presente estudo tem por objetivo verificar o impacto de Fatores Ambientais na participação em casa de crianças com SD, averiguando se há influência desses fatores com o desempenho na participação. Participarão deste estudo pais de crianças com SD com idade entre 6 e 12 anos. A Participação será avaliada por meio do instrumento PEM-CY (Medida de Participação e Ambiente- Crianças e Jovens). Os Fatores Ambientais serão obtidos pelos instrumentos PEM-CY-parte ambiente, Escala de Apoio Social e entrevista semi-estruturada sobre dados sociodemográficos. Devido a atual situação de pandemia, as coletas ocorrerão deforma remota, sendo a aplicação do PEM-CY via telefone e os demais instrumentos por meio de formulários eletrônicos. Os resultados descritivos serão dados de acordo com o padrão de normalidade dos escores brutos de cada variável e por meio de categorização dos dados referentes à entrevista semi-estruturada. A análise estatística será realizada utilizando-se testes de correlação e regressão, segundo o padrão de distribuição da normalidade dos dados. Para todas as análises será adotado um nível de significância de5% (±=0,05). Como a participação proporciona oportunidade de interação com outras pessoas em um ambiente que estimula apoio social, segurança e autoestima, os achados desta investigação irão auxiliar na promoção de avaliações e intervenções terapêuticas e sociais envolvendo aspectos biopsicossociais preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e descritos na CIF.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; FERNANDES, GESICA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; PAVAO, SILVIA LETICIA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Following 4 months of social distancing during COVID-19 Pandemic in Brazil did not change aspects of functioning in children and adolescents with developmental disabilities: A longitudinal study. JOURNAL OF INTELLECTUAL DISABILITIES, v. N/A, p. 16-pg., . (20/05685-5, 19/13716-0, 21/15016-6, 19/13570-6)
BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; VIEIRA, FABIANA NASCIMENTO; FERNANDES, GESICA; DE CAMARGO, OLAF KRAUS; FUMINCELLI, LAIS; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; PAVAO, SILVIA LETICIA; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Exploration of the Feasibility of Remote Assessment of Functioning in Children and Adolescents with Developmental Disabilities: Parents' Perspectives and Related Contextual Factors. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 19, n. 22, p. 14-pg., . (20/05685-5, 19/13570-6, 19/13716-0, 21/15016-6)

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