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Enriquecimento curricular com base nos ODS para uma escola do ensino médio: uma proposta digital durante a pandemia do COVID-19

Processo: 20/13259-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Verônica Dall'Acqua Cruz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Currículo de ensino médio   Enriquecimento curricular   Estratégias de ensino-aprendizagem   Objetivos de desenvolvimento sustentável   Estudantes   Educação para superdotados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | Enriquecimento curricular | ensino de ciencias | Superdotação | Enriquecimento Curricular

Resumo

Os alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) necessitam de um ambiente estimulante para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, considerando seus interesses e seus estilos de aprendizagem. Nesta perspectiva, o Modelo de Enriquecimento para toda a escola (SEM) proposto por Joseph Renzulli tem o objetivo de expandir as oportunidades de atendimento, proporcionando o desenvolvimento das habilidades e valorizando aaprendizagem investigativa. O SEM tem como base curricular um Modelo Triádico de Enriquecimento, com três principais tipos de atividades, as quais expõem os alunos às situações com as quais eles não têm contato no currículo regular, desenvolvem o pensamento criativo e aplicam o conhecimento. Diante de uma sociedade preocupada com o futuro do planeta, a ONU implementou, em 2015, a Agenda 2030 com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais conciliam um desenvolvimento sustentável em escala mundial. Por isso, o Ensino de Ciências deve fornecer os requisitos para que os alunos reflitam, desenvolvam e apontem soluções para os problemas enfrentados pelo planeta, buscando protegê-lo da degradação. Neste sentido um enriquecimento curricular baseado nos ODS visa desenvolver as habilidades relacionadas com o uso consciente dos recursos ambientais, onde o aluno tem conhecimento do seu papel na sociedade e contribui para um desenvolvimento sustentável. O estudo em questão faz parte do Projeto Temático "Colaboração Universidade-Escola Pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas" e será constituído em duas etapas: a primeira consiste no mapeamento de interesses dos alunos indicados com altas habilidades/superdotação, e a segunda etapa será a elaboração e aplicação das atividades de Enriquecimento Curricular. Devido ao cenário da pandemia do novo coronavírus, este estudo apresenta uma proposta digital de Enriquecimento Curricular, com atividades remotas para que os alunos possam manter contato com conhecimento e continuar avançando na aprendizagem.

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