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Interações familiares de meninos que praticam bullying na escola

Processo: 21/00682-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Wanderlei Abadio de Oliveira
Beneficiário:Isabela Peroni Delai
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da saúde   Relações familiares   Ambiente escolar   Estudantes de ensino médio   Bullying   Coleta de dados   Entrevista

Resumo

A convivência em grupos ocorre desde os primórdios da humanidade. Entretanto, nem sempre essa convivência é harmoniosa, pois nas relações sociais podem ocorrer situações de conflitos e violência. Nas instituições escolares a convivência também pode apresentar situações de conflito e violência, como o bullying, uma vez que a diversidade nos comportamentos e no modo de pensar são vivenciadas no contato cotidiano com o outro. Assim, esse estudo objetiva analisar um banco de dados secundários sobre a qualidade das interações familiares de estudantes que praticavam bullying na escola. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo que contou com uma participação total de 2.354 estudantes, sendo que 174 meninos referiram praticar bullying contra os colegas. A coleta de dados conjugou o uso de duas escalas (bullying e interações familiares), além da técnica de entrevistas semiestruturadas. Esse plano de trabalho visa o desenvolvimento das análises quantitativa e qualitativa dos dados que já estão coletados e tabulados no programa Excel, bem como das entrevistas que já estão transcritas. Os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural também guiarão a análise de dados. O estudo acrescentará uma perspectiva ainda inédita no Brasil, pois poucos estudos focalizam a questão de variáveis familiares associadas à ocorrência do bullying, bem como a particularidade dos estudantes do sexo masculino que o praticam no contexto escolar.

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