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Telecuidado em tempos de isolamento social: efeito de um protocolo de intervenção domiciliar direcionado à atividade, participação e ao contexto ambiental sobre a funcionalidade de lactentes com risco biológico: ensaio clínico randomizado controlado

Processo: 20/02818-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Camila Resende Gâmbaro Lima
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Telemedicina   Visita domiciliar   Acesso remoto   Cuidado do lactente   Desenvolvimento infantil   Distanciamento social   Pandemias   COVID-19   SARS-CoV-2
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:intervenção | intervenção precoce | lactentes | Neuropediatria

Resumo

Contextualização: Intervenções no primeiro ano de vida são recomendadas em lactentes que possuem algum risco biológico para atraso do desenvolvimento, devido a potencialização da plasticidade neural e consequente possibilidade de melhores resultados na funcionalidade. Porém, com a implementação do distanciamento social frente à pandemia do Covid-19, muitos lactentes de risco estão sem terapia. Uma alternativa nessa situação diz respeito ao telecuidado, terapia onde as avaliações e intervenções são realizadas online, por meio de instruções passadas aos cuidadores dessas crianças. Ainda, é fundamental que essas intervenções sejam inseridas dentro de um modelo biopsicossocial, avaliando a influência nos componentes de estrutura e função do corpo, na atividade e participação e nos fatores contextuais. Objetivo: verificar o efeito de um protocolo remoto de telecuidado composto por intervenção e orientação domiciliar direcionada a tarefa e ao contexto, realizado pelos pais, comparando-o com a orientação de cuidado padrão, quanto a funcionalidade de lactentes com risco biológico para atraso do desenvolvimento. Métodos: Ensaio randomizado controlado. Serão incluídos lactentes com risco para atraso do desenvolvimento, com idade corrigida de 3 a 12 meses, divididos em dois grupos: grupo controle (orientações gerais) e grupo experimental (orientação domiciliar específica). Os lactentes serão avaliados em relação a estrutura e função do corpo (General Movements Assessment); atividade (Infant Motor Profile; Alberta Infant Motor Scale e Perfil Sensorial); participação (Young Children's Participation and Environment Measure); e fatores contextuais (Parent-Child Early Relational Assessment; Affordances in the Home Environment for Motor Development; Escala de depressão, ansiedade e estresse; Questionário de restrição social - COVID-19 e Social Support Scale A intervenção terá um período de 8 semanas, e serão realizadas avaliações pré e pós a esse período. Todos os procedimentos de avaliação e intervenção serão realizados online, com instruções aos pais para a terapia domiciliar. A análise estatística será norteada de acordo com a normalidade de distribuição dos dados, e um nível de significância de 5% será adotado. Resultados esperados: Espera-se que após a intervenção o grupo experimental apresente maiores ganhos nas capacidades motoras, bem como maior participação e interação entre cuidador-bebê. Espera-se também que o ambiente em que a criança está inserida se torne mais rico e facilitador. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, CAMILA RESENDE GAMBARO; DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; DOS SANTOS, MARIANA MARTINS; MORGAN, CATHERINE; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Tele-care intervention performed by parents involving specific task- environment- participation (STEP protocol) for infants at risk for developmental delay: protocol of randomized controlled clinical trial. BMC PEDIATRICS, v. 22, n. 1, . (20/02818-4)
GAMBARO LIMA, CAMILA RESENDE; FERRAZ DE ABREU, RAISSA WANDERLEY; VERDERIO, BRUNA NAYARA; BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; DOS SANTOS, MARIANA MARTINS; DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; MORGAN, CATHERINE; FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO. Early Intervention Involving Specific Task-Environment-Participation (STEP) Protocol for Infants at Risk: A Feasibility Study. PHYSICAL & OCCUPATIONAL THERAPY IN PEDIATRICS, v. N/A, p. 18-pg., . (20/02818-4)
GAMBARO LIMA, CAMILA RESENDE; VERDERIO, BRUNA NAYARA; FERRAZ DE ABREU, RAISSA WANDERLEY; BRUGNARO, BEATRIZ HELENA; DOS SANTOS, ADRIANA NEVES; DOS SANTOS, MARIANA MARTINS; CICUTO FERREIRA ROCHA, NELCI ADRIANA. Telemonitoring of motor skills using the Alberta Infant Motor Scale for at-risk infants in the first year of life. JOURNAL OF TELEMEDICINE AND TELECARE, v. N/A, p. 10-pg., . (19/13716-0, 20/02818-4)
ARNONI, JOICE LUIZA BRUNO; LIMA, CAMILA RESENDE GAMBARO; VERDERIO, BRUNA NAYARA; KLEINER, ANA FRANCISCA ROZIN; DE CAMPOS, ANA CAROLINA; ROCHA, NELCI ADRIANA CICUTO FERREIRA. Active Videogame Training Combined with Conventional Therapy Alters Body Oscillation in Children with Cerebral Palsy: A Randomized Controlled Trial. GAMES FOR HEALTH JOURNAL, v. N/A, p. 10-pg., . (20/02818-4, 16/10396-7)

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