Bolsa 21/00820-4 - Formação de professores, Ensino de língua estrangeira - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura alemã e tecnologias digitais no Ensino Fundamental e Médio

Processo: 21/00820-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Beneficiário:Isabella Correia Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/13872-2 - Cultura alemã e tecnologias digitais no ensino fundamental e médio, AP.EP
Assunto(s):Formação de professores   Ensino de língua estrangeira   Língua alemã   Tecnologias da informação e comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura alemã | ensino de culturas | formação de professores | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | Língua Alemã

Resumo

A sociedade contemporânea tem como importante marcas a rápida troca de informações e o confronto com a diversidade, características que têm forte impacto em novas práticas sociais de diferentes esperas. Tais características exigem maior criticidade, abertura para a alteridade e a revisão de estereótipos. Nessa perspectiva, e partindo da concepção de que ensino de línguas estrangeiras não se restringe à decodificação de um sistema abstrato de códigos linguísticos, mas também à ampliação de novos universos sócioculturais, esta pesquisa pretende, numa primeira etapa, contribuir para o desenvolvimento do repertório sociocultural, do Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2006; JORDÃO, 2013; ROZENFELD, 2016) e da Competência Intercultural (BYRAM, GRIBKOVA E STARKEY, 2002; SALOMÃO, 2015) da comunidade de uma escola no interior paulista. Em uma segunda etapa pretende-se contribuir para a formação continuada de professores para uso pedagógico das TDICs em sala de aula, para que, assim, eles possam responder a uma demanda fortemente presente entre os alunos e também utilizar o potencial dessas novas ferramentas para processos educacionais. Para os objetivos propostos, serão realizadas atividades como oficinas, palestras, saraus, feiras culturais, intervenções em sala de aula, discussão de filmes, plantões de dúvidas para professores, etc. Espera-se, dessa forma, contribuir para uma melhor adequação da comunidade escolar às novas exigências do mundo contemporâneo e para a melhor formação dos alunos e do corpo docente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)