Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de novos efetores secretados pelo T6SS de Salmonella utilizando abordagens in silico e caracterização funcional de um candidato

Processo: 21/02536-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Ethel Bayer Santos
Beneficiário:Andre Luiz de Araújo Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02178-2 - Função de sistemas de secreção do tipo VI de bactérias patogênicas na interação com células eucarióticas, AP.JP
Assunto(s):Biologia computacional   Virulência   Genomas   Salmonella

Resumo

Bactérias vivem em comunidades polimicrobianas e competem constantemente por recursos. Espécies Gram-negativas como Salmonella sp. codificam um sistema de secreção de proteínas do tipo VI (T6SS), que constitui um aparato contrátil formado por 13 proteínas capaz de injetar proteínas tóxicas (efetores) dentro de bactérias competidoras, induzindo sua morte. O gênero Salmonella codifica cinco T6SS filogeneticamente distintos a partir de diferentes ilhas de patogenicidade: Salmonella Typhimurium codifica um SPI-6 T6SS; S. Gallinarum codifica um SPI-19 T6SS; S. arizonae codifica SPI-20 e SPI-21 T6SSs; e S. bongori codifica um SPI-22 T6SS. Foi demonstrada a importância dos sistemas SPI-6 e SPI-19 T6SSs para infecção de hospedeiros susceptíveis; no entanto, até hoje apenas dois efetores foram descritos sendo secretados pelo SPI-6 T6SS. A identificação de novos efetores dos T6SSs e a caracterização de seus mecanismos permitirão entender a contribuição desses sistemas para patogenicidade de Salmonella e a manutenção de reservatórios ambientais. Este projeto pretende utilizar uma série de abordagens bioinformáticas para identificar o repertório de efetores do T6SS codificado em 10K genomas de Salmonella. Após obtermos uma lista de prováveis candidatos, uma proteína com domínio de função desconhecida será escolhida para caracterização funcional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIBINELLI-SOUSA, STEPHANIE; DE ARAUJO-SILVA, ANDRE LUIZ; HESPANHOL, JULIA TAKUNO; ETHEL, BAYER-SANTOS. Revisiting the steps of Salmonella gut infection with a focus on antagonistic interbacterial interactions. FEBS Journal, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.