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Competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade na formação inicial pública paulista em pedagogia e psicologia

Processo: 20/05099-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Patrícia Unger Raphael Bataglia
Beneficiário:Matheus Estevão Ferreira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Pedagogia   Psicologia   Desenvolvimento moral   Religiosidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competência moral | Educação Superior | Gênero e Sexualidades | pedagogia | Psicologia | religiosidade | Psicologia do Desenvolvimento Moral

Resumo

Este projeto de pesquisa é uma proposta de continuidade de pesquisa anterior de Iniciação Científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Na ocasião, investigou-se se graduandos(as) em Pedagogia de uma Universidade pública paulista estão sendo preparados(as) para trabalhar com a diversidade sexual e de gênero em sua futura atuação profissional na escola, além de relacionar esse preparo com sua formação moral. Posto que se inferiu não haver preparo e nem qualidade moral satisfatórios e que isso apresentou forte relação com a variável religiosidade, na presente proposta busca-se o aprofundamento de tais resultados expandindo a investigação. A expansão será em dois sentidos: amostral, com foco na formação inicial do(a) psicólogo(a) junto à formação do(a) pedagogo(a) no contexto universitário público paulista, e de constructos avaliados, investigando agora a competência moral e, também, a adesão à religiosidade. Com uma amostra mais ampla, busca-se testar a hipótese alcançada a partir dos resultados da pesquisa anterior e aprofundá-los, de modo a fazer uma análise comparativa amostral interna e externa: interna, ao se comparar a formação de graduandos(as) de um curso de Pedagogia que tem gênero e sexualidades como conteúdos curriculares com outro curso de Pedagogia que não os têm, e externa, ao se comparar a formação de ambos cursos de Pedagogia com outros dois cursos de graduação, no caso, de Psicologia, sendo também um curso que tem os temas no currículo e outro que não os têm. Para a avaliação da moralidade, utiliza-se desta vez o constructo competência moral, pelo entendimento que a atuação profissional depende da integração de aspectos afetivos, cognitivos e conativos, o que é melhor avaliado a partir desse constructo. Como a religiosidade se mostrou uma das variáveis mais importantes na pesquisa anterior, avaliar-se-á também a adesão dos sujeitos à religiosidade e o modo como se dá tal adesão. Logo, objetiva-se investigar a relação entre competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade na formação inicial pública paulista em Pedagogia e Psicologia de quatro cursos distintos, com e sem gênero e sexualidades como conteúdos curriculares. A metodologia delineada, um estudo transversal de casos múltiplos e contrastantes, divide-se nas etapas de revisão bibliográfica, para fundamentação teórica nas temáticas pertinentes; análise documental, para conhecer o que se espera legalmente da atuação de ambos profissionais; e pesquisa empírica, para coleta e análise de dados sobre os três constructos no processo formativo a ser investigado, por meio de dois questionários, um elaborado na pesquisa anterior e outro a ser elaborado com base em momento precedente de aplicação de grupos focais, e das versões validadas no Brasil do Moral Competence Test extended (MCT_xt) e da Post-Critical Belief Scale (PCBS). Assim, realizar-se-á uma análise comparativa triangular, entre os constructos de competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade, e amostral interna e externa, entre quatro diferentes ambientes universitários. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Matheus Estevão Ferreira da. Competência moral, gênero e sexualidades, e religiosidade na formação inicial pública paulista em pedagogia. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

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