Busca avançada
Ano de início
Entree

Paradigma emergente, fronteiras tecnológicas e o desenvolvimento industrial de energia de baixo carbono no Brasil

Processo: 20/16135-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de março de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Industrial
Pesquisador responsável:Telma Teixeira Franco
Beneficiário:Carolina da Silveira Bueno
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bioenergia   Economia de baixo carbono   Desenvolvimento industrial   Inovação   Redes de colaboração científica   Novas tecnologias   Brasil

Resumo

A atratividade de uma economia de base biológica depende principalmente de tecnologias de redução das emissões de gases de efeito estufa e da substituição de recursos fósseis, consequentemente aumentando a independência energética. No entanto, o Brasil tem sido considerado uma fonte de recursos básicos, como terra e biomassa. Diante disso, a proposta de pesquisa é analisar o desenvolvimento da indústria de bioenergia no Brasil. São dois os pontos fundamentais sobre este projeto de pesquisa: 1) analisar as redes de colaboração de conhecimento científico e tecnológico para caracterizar as fronteiras tecnológicas da bioenergia; e 2) avaliar o desenvolvimento do mercado de bioenergia no Brasil a partir dessas novas tecnologias. Pretende-se: i) analisar a dinâmica das redes de pesquisa de conhecimentos emergentes em bioenergia em nível nacional e internacional; ii) estudar as fronteiras tecnológicas nas principais áreas de pesquisa da bioenergia; iii) avaliar os impactos socioeconômicos da bioenergia para as regiões brasileiras; iv) caracterizar a fase de desenvolvimento industrial da bioenergia no Brasil (fase de mercado). Seus resultados são de fundamental importância na orientação de políticas públicas para a transição sustentável, na medida em que permitem avaliar, entre outros fatores, os impactos do conhecimento científico e tecnológico na formação de uma indústria de bioenergia no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, CAROLINA DA SILVEIRA; MASAGO, FABIO KENJI; FERREIRA JARDIM DA SILVEIRA, JOSE MARIA; MORAES, BRUNA DE SOUZA; BACELLAR MENDES, LEONARDO BRANTES; LUNA, IVETTE RAYMUNDA. Bioenergy emerging paradigm: Collaborative networks and determinants in the upgrading process of technological frontiers. AFRICAN JOURNAL OF SCIENCE TECHNOLOGY INNOVATION & DEVELOPMENT, SEP 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.