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Reprodução musical: a influência benjaminiana no pensamento musical de Theodor Adorno

Processo: 20/15183-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 30 de abril de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mário Rodrigues Videira Junior
Beneficiário:Vinícius Benalia Penteado
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Performance (arte)   Estética da música   Produção musical   Análise de conteúdo   Theodor W. Adorno

Resumo

O presente projeto busca investigar as influências do filósofo Walter Benjamin nas concepções teórico-musicais de Theodor Adorno sobre o conceito de reprodução musical, a partir de seus esboços editados sob o nome Para uma Teoria da Reprodução Musical, publicado postumamente. O livro aborda suas teorias desde seu primeiro esboço conceitual, datado de 1927, até anotações mais tardias, de 1959, compreendendo boa parte do desenvolvimento intelectual do filósofo. A influência benjaminiana mostra-se bastante evidenciada em ambos os momentos de sua produção teórica. Assim, será investigado de que maneira as teses de Walter Benjamin embasam o conceito de reprodução musical desenvolvido por Adorno. A relação entre ambos, que se inicia em na década de 1920, muda completamente após divergências teóricas em suas produções da década de 1930. Dessa maneira, será trabalhado a influência primeira exercida por Benjamin e as consequências que a ruptura intelectual entre ambos causa para o pensamento de Theodor Adorno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: