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Comparação entre as diferentes fontes de percepção no handebol pela opinião de treinadoras(es) e jogadoras

Processo: 20/15301-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Rafael Pombo Menezes
Beneficiário:Júlia Araujo Pavan
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Handebol   Treinamento   Jogadores   Percepção   Tomada de decisão   Inquéritos e questionários   Análise quantitativa   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Esporte Coletivo | Handebol | Pedagogia do Esporte | percepção | Treinamento | Pedagogia do Esporte

Resumo

O handebol como um jogo coletivo esportivizado é configurado por um sistema complexo e dinâmico de relações simultâneas de cooperação e oposição, que lhe atribui um contexto imprevisível, influenciado pelas interações entre os jogadores, que estão diretamente ligadas à tomada de decisão. Por sua vez, a tomada de decisão decorre da interação de outros processos como a percepção, a atenção e a memória. Especificamente sobre a percepção, objeto de estudo deste projeto, diferentes fontes (auditiva, visual, proprioceptiva e tátil) podem prover informações sobre o contexto do jogo para auxiliar no processo de seleção da melhor decisão a ser tomada. O objetivo deste estudo é identificar, comparar e discutir as principais fontes de percepção a partir da visão de jogadoras e treinadores(as) e analisar como essas são enfatizadas nas sessões de treinamento de equipes universitárias. Os dados serão coletados por meio de questionários enviados a todas as jogadoras e a todos(as) os(as) treinadores(as) de equipes universitárias que atenderem aos critérios de inclusão, que serão preenchidos de forma on-line. Para analisar e interpretar seus resultados serão utilizados os princípios da estatística descritiva e inferencial (nas análises quantitativas) e a análise temática (para os dados qualitativos).

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