Bolsa 20/15048-2 - Poesia épica, Afrodite - BV FAPESP
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Desejo e outros feitos: Afrodite na épica homérica

Processo: 20/15048-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2021
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Christian Werner
Beneficiário:Juarez Carlos de Oliveira Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/04508-0 - Afrodite e o domínio da magia nas epopeias homéricas, BE.EP.DR
Assunto(s):Poesia épica   Afrodite   Teologia   Caracterização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afrodite | Caracterização | História do cosmo | Narratologia | poesia homérica | Teologia | Poesia homérica

Resumo

Exortada por Zeus na Ilíada a se abster das batalhas e a se ocupar dos feitos nupciais e representada como uma deusa bígama na Odisseia, Afrodite, na poesia homérica, é associada essencialmente ao domínio do erotismo. No entanto, tal restrição tem problemas: primeiro, porque os âmbitos de ação da deusa se mostram mais amplos no processo histórico de seu culto, abrangendo não só sexualidade, beleza e núpcias, mas também a navegação, a guerra e mesmo a política; segundo, porque, na própria épica homérica, Afrodite é constantemente relacionada a Ares, o que parece indicar sua participação no âmbito bélico, e à magia, representada pelo seu famoso késtos himás (faixa decorada, Il.14.214). Assim, por meio da narratologia aplicada à Ilíada e à Odisseia, o presente projeto propõe um estudo sobre a caracterização de Afrodite, isto é, a forma como sua personagem, que da perspectiva narratológica é historicamente determinada, é construída na narrativa, a fim de se verificar a existência de outros domínios relacionados à deusa para além do erótico - como o bélico e o mágico. Nesse sentido, o nosso principal objeto de análise serão as passagens em que Afrodite figura direta ou indiretamente. Contribuem ainda para o estudo proposto as noções de "teologia da história", conforme a qual concepções acerca dos deuses circulam por meio de narrativas, e de "história do cosmo", que concebe os poemas homéricos, e também os hesiódicos, como expoentes da história do desenvolvimento do mundo desde o princípio até o presente do público ouvinte. (AU)

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