Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de biomarcadores baseados em miRNAs para screening e detecção precoce de câncer de pulmão

Processo: 20/04437-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2021
Vigência (Término): 31 de maio de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Letícia Ferro Leal
Beneficiário:Giovanna Maria Stanfoca Casagrande
Instituição Sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/14844-2 - Identificação de biomarcadores baseados em miRNAs para screening e detecção precoce de câncer de pulmão, BE.EP.MS
Assunto(s):Oncologia   Neoplasias pulmonares   Biomarcadores   Biópsia líquida   MicroRNAs   Mortalidade   Diagnóstico tardio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | Biópsia líquida | miRNA | Nsclc | Oncologia Molecular

Resumo

O câncer de pulmão é o tipo de câncer mais incidente em todo o mundo e o mais letal. A alta taxa de mortalidade do câncer de pulmão deve-se ao fato de a maioria dos casos serem diagnosticados em estágios avançados da doença, quando o tratamento é pouco eficaz. Por esta razão, programas de rastreamento tem sido implantados no mundo todo na tentativa de reduzir as taxas de mortalidade pelo câncer de pulmão. Atualmente, estratégias baseadas na análise de fluidos corpóreos (biópsia líquida) vêm sendo cada vez mais utilizadas, porém, a aplicação deste tipo de análise em programas de rastreamento permanece incipiente. A detecção de miRNAs livres circulantes (cfmiRNAs) em amostras de plasma, soro, urina e saliva, mostra-se promissora graças à estabilidade destas moléculas em diferentes fluidos corpóreos. Desta forma, o presente estudo pretende identificar em amostras de biópsia líquida biomarcadores diagnósticos baseados em microRNAs em um estudo caso-controle.Objetivo: Identificar biomarcadores baseados em miRNA para rastreamento e detecção precoce de câncer de pulmão em amostras obtidas por meio de procedimentos minimamente invasivos.Materiais e métodos: Serão avaliadas amostras de plasma e escarro em um grupo de indivíduos controles (n=50) e um grupo de casos (n=50) diagnosticados com câncer de pulmão de não pequenas células (NSCLC), ambos atendidos pelo programa de rastreamento de câncer de pulmão em unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos ou na unidade fixa do Hospital de Câncer de Barretos. As amostras de plasma e escarro serão submetidas a extração de RNA (Norgen Plasma/Serum Circulating and Exosomal RNA Purification Kit, Cat. #42800), seguido por análise do perfil de expressão de miRNAs (nCounter miRNA Expression Human v3) pela plataforma NanoString. Os resultados de expressão serão normalizados e, para análise de expressão diferencial, serão realizadas filtragens para a exclusão dos miRNAs com ausência de expressão (missing), com diferença de fold change menor que 2 e com p valor maior que 0,05. Para avaliar o potencial de detecção dos miRNAs selecionados nas amostras de fluidos corpóreos serão calculados os valores de sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo.Resultados esperados: Espera-se definir um painel de miRNAs específicos com alta sensibilidade e alta especificidade em fluídos corpóreos de pacientes com câncer de pulmão quando comparado com pessoas sem câncer e expostas aos mesmos fatores de risco. O painel de miRNAs fruto deste estudo poderá ser utilizado para diagnóstico precoce de câncer de pulmão sem a necessidade de procedimentos invasivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUVANOV, LUIZA; BASSO GARCIA, ANA LETYCIA; CORRER, FERNANDO HENRIQUE; BIZARRIA JR, RODOLFO; DA COSTA FILHO, AILTON PEREIRA; DA COSTA, ALISSON HAYASI; THOMAZ, ANDREA T.; MENDES PINHEIRO, ANA LUCIA; RIANO-PACHON, DIEGO MAURICIO; WINCK, FLAVIA VISCHI; et al. he experience of teaching introductory programming skills to bioscientists in Brazi. PLOS COMPUTATIONAL BIOLOGY, v. 17, n. 11, . (17/21983-3, 19/10727-1, 15/03541-8, 20/02084-0, 19/24412-2, 17/10373-0, 19/07526-4, 20/04437-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.