Bolsa 21/04113-0 - Bioengenharia, Genética médica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos efeitos de inibidores de Topoisomerase 2 na diferenciação hepática in vitro

Processo: 21/04113-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Mayana Zatz
Beneficiário:Lara Borges Pacheco
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioengenharia   Genética médica   DNA topoisomerases tipo II   Maturação   Fígado   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   Técnicas in vitro   Imunofluorescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diferenciação | fígado | hepatócito | Maturação | topoisomerase | Bioengenharia Tecidual Hepática

Resumo

O fígado é o segundo maior órgão sólido do corpo humano, tendo um papel fundamental na manutenção da homeostase corporal. Patologias relacionadas a esse órgão podem ser mortais, muitas vezes tratáveis apenas pelo transplante. Apesar de ser uma solução permanente, o transplante não é aplicável em larga escala, devido à necessidade de imunossupressores após o procedimento, a alta probabilidade de complicações advindas da reconstrução biliar, como vazamentos e fístulas, e a falta de doadores. Uma vez que o número de doadores é menor que o de pacientes que precisam do órgão. Técnicas modernas envolvendo bioengenharia e biologia celular, como a descelularização e a recelularização hepática, apesar de não definitivas, estão sendo desenvolvidas para diminuir a demanda por transplantes. No entanto, existem desafios em sua aplicação, como a carência de protocolos de recelularização com elevada eficiência e a dificuldade de geração de hepatócitos maduros in vitro. Este trabalho tem como objetivo a análise de inibidores da enzima Topoisomerase2 na diferenciação de hiPSCs em hepatócitos, a fim de avaliar a relação entre o estresse causado e a maturação hepática. As linhagens hepáticas serão obtidas a partir da diferenciação de células iPShumanas. O nível de maturação das células será analisado por PCR quantitativo e por imunofluorescência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TELLES-SILVA, KAYQUE ALVES; PACHECO, LARA; KOMATSU, SABRINA; CHIANCA, FERNANDA; CAIRES-JUNIOR, LUIZ CARLOS; ARAUJO, BRUNO HENRIQUE SILVA; GOULART, ERNESTO; ZATZ, MAYANA. pplied Hepatic Bioengineering: Modeling the Human Liver Using Organoid and Liver-on-a-Chip Technologie. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 10, . (19/18469-1, 21/04113-0, 19/19380-4, 17/16283-2, 13/08028-1, 21/04121-3)