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Clarice.ai: uma inteligência linguística de auxílio à escrita de não ficção baseada na web

Processo: 21/03047-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2021
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Felipe Iszlaji de Albuquerque
Beneficiário:Rafael Alves Camillo
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:20/02693-7 - Clarice.ai: uma inteligência linguística de auxílio à escrita de não ficção baseada na web, AP.PIPE
Assunto(s):Inteligência artificial   Processamento de linguagem natural

Resumo

O projeto de pesquisa aqui apresentado propõe a construção de uma inteligência artificial (IA), de base linguística, capaz de assistir em tempo real o usuário que esteja escrevendo um texto de não ficção. Ela pode ser comparada com os assistentes de correção ortográficos e gramaticais já existentes em editores de texto como o Microsoft Word e outros. No entanto, o diferencial do projeto é construir um assistente não nos níveis ortográficos e gramaticais, mas sim no nível do estilo e utilizando-se para isso de IA. O projeto foi selecionado para a Fase 1 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e teve início em agosto de 2019 sob o número de processo 2018/22511-0. No relatório parcial enviado para a FAPESP, acreditamos ter documentado avanços importantes na direção de provar a viabilidade técnico-científica para a construção de uma ferramenta de auxílio à escrita no nível do estilo, dentro de categorias que estamos chamando de i) Legibilidade do texto, ii) Aspecto visuais do texto, iii) Estilística fônica, iv) Estilística sintática e v) Estilística léxico-semântica. Já existem ferramentas semelhantes produzidas para outras línguas, em especial para o inglês. O surgimento deste tipo de ferramenta pode ser explicada por dois fatores: i) o avanço das técnicas de processamento de linguagem natural permitiram o desenvolvimento da tecnologia; ii) verificou-se a aplicação comercial em dois mercados emergentes, o mercado das EdTechs (tecnologias para a Educação) e o mercado de Marketing de Conteúdo.