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Avaliação do reconhecimento de emoções em crianças do ensino público em uma intervenção de biblioterapia baseada na internet

Processo: 20/15641-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2021
Vigência (Término): 31 de agosto de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Alessandra Luzia de Rezende
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Promoção da saúde   Biblioterapia   Internet   Ensino público   Terapia cognitivo-comportamental

Resumo

As intervenções de promoção de saúde apresentam um caráter de equidade ao visar aperfeiçoar as habilidades de competência das pessoas, fortalecer a capacidade de lidar com eventos adversos e facilitar que os indivíduos, sem distinção, tenham acesso à programas que promovam a melhoria das suas qualidades de vida. Um dos meios de se realizar a promoção de saúde é através dos programas de intervenção no contexto escolar que buscam promover competências sociais e emocionais, pois no período escolar conquistas desenvolvimentais importantes acontecem. Além disso, é no período da infância que competências sociais, de autocontrole, autoconhecimento e capacidade de reflexão se desenvolvem de forma crítica. Estudos comprovam que a biblioterapia é uma alternativa efetiva para realizar as intervenções na escola, uma vez que proporciona crescimento pessoal e tem baixo custo de implementação. Por meio do uso dos livros torna-se possível democratizar o conteúdo da Psicologia, permitindo que as crianças aprendam sobre conceitos psicológicos de forma ativa. As intervenções baseadas na internet apresentam variados benefícios, e têm sido destacadas como uma alternativa válida para ser testada em diversas áreas, como em prevenção e promoção de saúde. Nesse sentido, esse estudo objetiva investigar as mudanças acerca do reconhecimento de emoções após uma intervenção de promoção de saúde baseada na internet, realizada a partir da biblioterapia. Participarão da amostra 10 crianças de uma escola municipal de Ribeirão Preto. Os dados serão coletados por meio da utilização da transcrição da gravação das sessões, que, posteriormente, será submetida a uma análise de conteúdo, e por meio das respostas da Escala de Afetos Positivos e Negativos aplicada, que serão submetidas a uma análise descritiva, caracterizando este estudo com uma metodologia mista. (AU)

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